A Extração com Solventes
Por: LUANYYY • 25/11/2019 • Relatório de pesquisa • 636 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE VILA VELHA - UVV
ENGENHARIA MECÂNICA NOTURNO
BRENO POLINI CASTAGNA TEIXEIRA DA ROCHA
DANIEL ALVARENGA CAETANO VITORINO
JOÃO VICTOR CAMARGOS
LUANY CELESTINA DOS SANTOS
Prática n° 12 (04/11/2019)
EXTRAÇÃO COM SOLVENTES
Disciplina: Química Experimental
Professor(a): Luciana Brunhara Biazati
VILA VELHA
11/11/2019
INTRODUÇÃO
Na química, muitas vezes precisamos estudar substâncias específicas que se encontram em misturas. Para isso, fazemos a extração de tal substância.
A extração pode ser definida como a transferência de um soluto de um solvente para outro, considerando suas respectivas solubilidades. Tem como finalidade isolar a substância que se deseja estudar.
Existe a extração simples, que consta com uma só etapa. O volume do solvente de extração é determinado e o soluto é extraído de uma vez só. Temos também a extração múltipla, que consiste em extrações simples consecutivas.
Para executar esse processo, usamos diversas vidrarias. Algumas delas são: pipeta volumétrica, bureta, funil de separação, béquer, erlenmeyer.
No uso do funil de separação, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiro, testar para vazamento usando água. Durante o processo, a mistura deve ser agitada com cuidado e, de tempos em tempos, é necessário abrir a válvula para aliviar a pressão na parte interna da vidraria. Feito isso tudo, a solução deve ser deixada em repouso por alguns minutos para que as fases fiquem bem visíveis.
A extração é utilizado geralmente após as reações, durante o processo de purificação, este processo oferece grande quantidade de pureza nos resultados, porém não pode ser realizado em ácidos ou bases similares.
Como exemplo a adição de um ácido em uma solução de ácido orgânico com uma base, resultará na formação de ligações através de seus H+ e se o ácido orgânico for forte o suficiente sua ionização será reprimida.
Já se a adição for de uma base numa mistura de ácido orgânico com uma base, ocorrera a quebra de ligações H+ e o ácido orgânico formará um sal.
QUESTIONÁRIO
1- A extração simples e múltipla são técnicas eficientes de separação. Elas podem ser utilizadas na separação do NaCl (cloreto de sódio) presente na água do mar? Justifique.
R: Não, porque cloreto de sódio com a água são duas substâncias que quando misturadas, são totalmente solúveis, porque de acordo com o conceito de extração simples que diz que primeiro solvente tem que ser imiscível com o segundo.
2- Calcule a massa de ácido propiônico presente nos 10 mL de solução aquosa titulada no tópico 2.1.
...