A IMPORTÂNCIA DA APRESENTAÇÃO DAS VIDRARIAS E RISCOS NO LABORATÓRIO PARA TURMAS DE 9O ANO DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TAMBORIL - CE
Por: cristianegommes • 9/7/2019 • Trabalho acadêmico • 1.326 Palavras (6 Páginas) • 312 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA APRESENTAÇÃO DAS VIDRARIAS E RISCOS NO LABORATÓRIO PARA TURMAS DE 9O ANO DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TAMBORIL - CE
Ana Cristiane da Silva Gomes¹,
Karynne Araújo de Souza Jorge²
RESUMO: O conhecimento sobre as vidrarias e seus riscos é de extrema importância nas aulas de Química. Assim, com o intuito de investigar o referido tema, realizou-se uma aula prática em uma dada escola do município de Tamboril – CE, durante a disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC). Como instrumento de coleta de dados, aplicaram-se questionários para os 22 educandos participantes, indagando a frequência de utilização do laboratório, seus conhecimentos acerca da utilização e riscos das vidrarias, a contribuição dessa atividade para a compreensão do assunto abordado, bem como a avaliação de sua importância. A partir dos dados obtidos, observaram-se resultados satisfatórios em relação ao tema abordado. Palavras-chave: Vidrarias; Laboratório; Riscos.
- INTRODUÇÃO
A utilização de aulas laboratoriais no Ensino de Química é uma prática imprescindível para alguns professores que buscam relacionar a teoria com a prática, para isso, utilizam-se de vidrarias e reagentes para apresentar conceitos vistos no livro didático. Em contrapartida, é pouco abordado o manuseio correto e os riscos das vidrarias durante as aulas experimentais, deste modo, os discentes ficam expostos a supostos riscos, como contaminações, queimaduras, intoxicações, dentre outros. Cardella (1999) aponta que os acidentes laboratoriais com substâncias químicas são os mais comuns e bastante perigosos. Segundo o autor, é no momento do transporte e preparação de soluções que devem ser tomadas medidas de precaução e os devidos cuidados para evitar acidentes químicos. Ainda sobre o transporte de vidrarias e outros materiais, Fonseca (2009) destaca que devem ser realizados com segurança e em condições adequadas, evitando-se derramamentos que podem gerar situações de emergência e graves consequências. Com relação ao manuseio e armazenamento de produtos químicos, o pesquisador ressalta que estes requerem um conhecimento sobre suas propriedades.
Carneiro e Fiori (2014) expõem que o assunto sobre normas de segurança nas atividades experimentais em laboratórios de Ciências requer maior atenção e que o principal fator ocasional de acidentes nesse âmbito deve-se a erros decorrentes da falta de conhecimento do uso correto dos equipamentos e vidrarias. Mediante os fatos elencados, torna-se condição indispensável que seja trabalhado o tema nas instituições de ensino, principalmente no contato inicial dos educandos com o Laboratório de Ciências, visando tornar os mesmos sujeitos ativos durante as práticas e prudentes com relação ao uso dos materiais laboratoriais. Tendo o exposto em vista, licenciandos de Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) objetivaram desenvolver uma aula prática com alunos de 9° ano de uma dada escola do município de Tamboril-CE, como parte das atividades de regência da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, com o intuito de promover conhecimento sobre as vidrarias e riscos que podem ser evitados no laboratório, bem como avaliar a importância dessa atividade para os alunos participantes das aulas experimentais.
- METODOLOGIA
Inicialmente foram selecionados os discentes para participarem da atividade, cujo critério de seleção se deu de forma avaliativa de acordo com o comportamento e participação dos mesmos durante as aulas de Ciências. Deste modo, selecionou-se uma amostra de alunos das turmas de 9° ano "A", "B", "C" e "D" da escola em que ocorreu a pesquisa, totalizando 22 discentes, sendo seis (06) do "A", quatro (04) do "B", sete (07) do "C" e cinco (05) do "D". Após a escolha, foi ministrada uma aula experimental, em que foram apresentadas as vidrarias e os riscos que podem ocorrer em um laboratório caso não sejam feitos manuseios corretos e tomando as devidas precauções. Ao final da prática, foi aplicado um questionário contendo um total de cinco (05) questões. As questões 1, 2, 4 e 5 objetivaram-se analisar de maneira geral a frequência em que os discentes realizavam aulas no Laboratório de Ciências no período escolar, o conhecimento prévio em relação à utilização das vidrarias, a importância das aulas de laboratório no Ensino de Química na visão dos estudantes e como eles avaliavam a importância dos conhecimentos adquiridos durante a realização da atividade para o futuro, respectivamente. A questão três (03) foi uma avaliação numérica em uma escala de 1 (um) a 5 (cinco) (sendo 1 a nota mínima e 5 a nota máxima), contendo itens ("a" e "b"), sendo que em cada um, os discentes julgariam qual o grau que melhor se adaptava a sua satisfação com relação à ação desenvolvida, em que o item "a" era sobre o quanto o ajudou a aprender a utilização das vidrarias e seus respectivos nomes, enquanto o item "b" era relacionado com os riscos.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
Averiguando-se os dados obtidos por meio da aplicação dos questionários, observouse que com relação ao questionamento feito sobre quantas vezes os discentes frequentaram o laboratório no período escolar, 43% dos analisados responderam que frequentaram o laboratório mais de cinco vezes, 10% de duas a três vezes, enquanto 47% responderam apenas uma ou nenhuma vez. Pôde-se observar que as aulas de laboratório não ocorrem com frequência na instituição de ensino. Após serem questionados se já possuíam conhecimentos dos nomes, utilizações e riscos das vidrarias em laboratório, 52% dos alunos afirmaram que conheciam as vidrarias e os riscos que estão expostos em laboratório, mesmo que fosse de forma parcial. Contudo, 48% dos alunos não detinham nenhum conhecimento sobre os conteúdos relacionados às vidrarias e aos riscos em laboratório, o que poderia futuramente implicar em problemas para estes.
...