A MÚSICA E A NEUROCIÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: themis1977 • 26/7/2020 • Artigo • 3.943 Palavras (16 Páginas) • 231 Visualizações
A MÚSICA E A NEUROCIÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL I.
Music and neuroscience in the learning of mathematics in a trend of fundamental teaching i.
Themis Gomes Fernandes[1]
Geovania Maria Costa Batista[2]
Resumo
O artigo foi desenvolvido através da experiência vivida em uma escola de ensino fundamental I, na cidade de Mossoró/RN, objetivando construir conceitos e aprendizagens voltadas para o entendimento e assimilação da tabuada de multiplicar em matemática, a pesquisa foi concebida com atividades musicais e lúdicas. Durante este estudo foram analisadas noções de inteligências múltiplas, o cérebro humano, a neurociência e a música, para melhor entender sobre o processo a qual o conhecimento é incorporado a vida do ser humano. Fundamentamos esta pesquisa em autores como: Antunes (2003), Perry (2002) e Subtil (2007). Posteriormente foi aplicado uma questionário avaliativo estruturado, com cunho qualitativo, no intuito de ouvir o alunado sobre o interesse e possível motivação através da abordagem aplicada na turma de 4º ano, constatou-se que fazer uso da música é viável e produtivo, onde buscar novos recursos que façam parte do cotidiano do aluno, que nesse caso foi utilizada a música que é um instrumento de fácil acesso, onde as mensagens são sugestivas, podem fornecer subsídios para o processo de ensino e aprendizagem possibilitando as crianças vivenciarem momentos de satisfação em ter contato com a música para essa finalidade educacional.
Palavras chaves: matemática; música; aprendizagem; neurociência; inteligências múltiplas.
summary
The article was developed through the experience of a primary school I, in the city of Mossoró / RN, aiming to build concepts and learning aimed at understanding and assimilating the multiplication table in mathematics, the research was conceived with musical and play activities . During this study, notions of multiple intelligences, the human brain, neuroscience and music were analyzed, to better understand about the process to which knowledge is incorporated into the life of the human being. We base this research on authors such as Antunes (2003), Perry (2002) and Subtil (2007). Subsequently, a structured evaluation questionnaire was used, with a qualitative character, in order to listen to the student about the interest and possible motivation through the approach applied in the 4th grade class, it was verified that making music use is feasible and productive, where to seek new Resources that are part of the student's daily life, which in this case was used music that is an easily accessible instrument, where the messages are suggestive, can provide subsidies for the teaching and learning process enabling children to experience moments of satisfaction in having contact With music for that educational purpose.
Keywords: mathematics; music; learning; Neuroscience; Multiple intelligences.
Introdução
Inúmeros são os desafios encontrados em sala de aula por um professor que almeja obter a aprendizagem dos conteúdos ministrados em sala de aula. Portanto, é uma constante preocupação a formação de seus alunos, buscando sempre se atualizar, procurando dinâmicas que viabilizem a transmissão de seu conteúdo e que seja passado de modo atrativo. Fazendo uso de algo do cotidiano do aluno, a música é um instrumento de fácil acesso, com mensagens sugestivas que podem fornecer subsídios para o processo de ensino e aprendizagem. Sendo que, para o uso desse recurso o educador precisará realizar um planejamento criterioso, pois muitas vezes a música foi construída e elaborada com propósitos distintos daqueles pretendidos pelo professor, por isso exige cuidado. Como afirma Subtil (2007), como também Ferreira, analisa como inviável a negação
das diversa mídias em âmbito escolar, defendendo que a coletânea seja selecionada criteriosamente. Em suas palavras: O gosto musical construído socialmente, não é privilégio das minorias e não mais diferencia classes sociais, gêneros ou idades. Essa constatação, no entanto, não deve obscurecer o fato de que quanto mais repertórios os sujeitos possuírem mais chance de escolha terão. Cabe distribuir a todos o patrimônio musical (erudito, popular, folclórico, ou com se queira denominar), construído em diferentes tempos e contextos sociais, mas ainda presentes na história e no padrão do que se ouve, canta e consome no Brasil. A humanização dos sentidos e a educação musical são tarefas para a escola, também. (Subtil, 2007, p.81).
A sociedade contemporânea é constituída pela variedade de linguagens e sofre grande influência dos meios de comunicação. Faz-se necessário o entendimento e conhecimento dos recursos diversos utilizados dento da sociedade, extraindo desses suas potencialidades e peculiaridades, no intuito de utilizar-se desses com senso crítico e sensível para alcançar os objetivos elencados para a aula.
A música tem o poder de relaxar, sensibilizar, motivar e emocionar por si só, mas com os objetivos pré-fixados e o desenrolar dinâmico do professor vem a fomentar ideias, valores, conceitos e construir concepções. A utilização da música pré-gravada, ouvida, avaliada e selecionada torna-se um instrumento efetivo e capaz de desenvolver uma aula criativa e dinâmica.
Ao analisar uma música é necessário verificar todas as suas potencialidade para o processo de construção do conceito a ser discutido no decorrer da aula. Após esta análise é viável a construção do plano de aula onde a música precisa fazer analogia com as concepções, os métodos e resultados que serão explorados durante a aula. A música pode ou não aproximar o conhecimento científico ao aluno, por isso a dinâmica e o tempo de aula deverão ser bem pensados quando pressupõe aproximar o conteúdo a música escolhida para aquele fim.
Desenvolvimento
A música é todo processo que possui relação a organização e a estrutura de unidades sonoras, cujos aspectos incluem o tempo (ritmo), sucessão de alturas (melodia) ou também da organização vertical harmônica e tímbrica dos sons. Na estruturação da música inclui-se as vibrações em padrões temporais sistematizados por signos, dos quais a forma, sintaxe e métrica estabelece um sistema independente e complexo, cujo significante e significado irão referir-se ao fundamento da própria música, quanto a forma e ao estilo musical. Diante disso, ao fazer menção sobre as relações fisiológicas, comportamentais, psíquica e afetivas no meio da música e o cérebro humano é compor um diálogo entre
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