TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Padronização de solução de NaOH 0,1 mol/L

Por:   •  20/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Introdução

Titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um determinado reagente, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. Quando se pretende encontrar uma concentração, a titulação é um procedimento analítico e, geralmente, são feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas; mas, em alguns casos, pode-se monitorar a variação gradual de outra grandeza, como a massa, caso das titulações gravimétricas, ou a absorção da luz, como nas titulações espectrofotométricas.

Os métodos volumétricos são um grupo de procedimentos quantitativos baseados na determinação da concentração de um constituinte de uma amostra a partir de uma reação, em solução, deste com um reagente de concentração conhecida, acompanhada pela medida de quantidades discretas de solução adicionada. Genericamente, trata-se de determinar a concentração de uma espécie de interesse em uma amostra a partir do volume (ou massa) de uma solução com concentração exatamente conhecida (solução padrão) necessária para reagir quantitativamente com esta amostra em solução (solução problema).

A determinação da concentração de uma solução (solução problema) a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário) é chamada de titulação de padronização, ou simplesmente padronização. Neste caso, após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada.

Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária.

Na prática, é difícil obter um padrão primário ideal, e usualmente se faz um compromisso entre as exigências ideais mencionadas. Os sais hidratados, como regra, não constituem bons padrões em virtude da dificuldade de secagem eficaz. No entanto, sais que não eflorescem, como o tetraborato de sódio, Na2B4O7 · 10H2O, e o sulfato de cobre, CuSO4 · 5H2O, mostram-se, na prática, padrões secundários satisfatórios.

O biftalato (C8H5KO4) é normalmente utilizado na normalização de NaOH como sendo um padrão primário. Ele é diluído em água fervida e resfriado à temperatura ambiente (eliminação de CO2 dissolvido).

A água funciona como solvente do biftalato, e a quantidade de água adicionada dependem de dois fatores: deverá ser o suficiente para dissolver o biftalato e baixa o suficiente para que se possa ver a mudança de cor do indicador utilizado.

  1. Objetivo

Determinar o fator de correção de uma solução de NaOH.

  1. Materiais e reagentes
  • Solução de NaOH 0,1 mol.L-1.
  • Biftalato de potássio [KH(C8H4O4)].
  • Solução de fenolftaleína.
  • Água destilada.
  • Balão volumétrico de 50 mL.
  • Erlenmeyer de 125 mL.
  • Bureta de 25 mL.
  • Béquer de 50 mL.
  • Garras metálicas.
  • Aste de ferro.
  • Espátula.
  1. Procedimentos experimentais

Preparou-se uma solução de NaOH 0,1 mol. L-1 a partir de 1,0033 g de NaOH para 250 mL de água destilada.

Pesaram-se 0,2025, 0,2018 e 0,2017 g de massa de biftalato de potássio e transferiu-se cada alíquota para um erlenmeyer diferente, diluiu-se cada alíquota a aproximadamente 50 mL com água destilada. Em seguida, adicionaram-se 2 gotas da solução de fenolftaleína em cada amostra.

Titularam-se as 3 amostras de analíto com a solução padrão de hidróxido de sódio até o ponto de viragem (aparecimento da coloração rosácea).

Realizou-se a análise triplicata e anotaram-se as quantidades gastas em cada titulação.       

  1. Resultados e discussão

A massa necessária para preparar 250 mL de solução de NaOH 0,1 mol.L-1 foi calculada da seguinte maneira:

[pic 1] [pic 2] [pic 3]

Com a pesagem de 1,0033 g de NaOH, obteve-se então uma solução de 0,1003 mol.L-1.

O número de mols de NaOH que reage com biftalato de potássio é encontrado pela multiplicação da molaridade da base pelo seu volume em litros. Então, reação ocorre na proporção 1:1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (557 Kb)   docx (716.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com