A Propriedade Chamada de Miscibilidade
Por: Gabriela Fernanda Moraes • 6/11/2016 • Relatório de pesquisa • 372 Palavras (2 Páginas) • 598 Visualizações
Introdução
A propriedade chamada de miscibilidade é quando duas ou mais substâncias se misturam em qualquer proporção e obtém-se uma solução homogênea (formação de apenas uma fase). Quando é obtida uma solução heterogênea (formação de duas fases), no momento da interação das substâncias tem a propriedade chamada de imiscibilidade. Esses termos são geralmente mais usuais para líquidos, entretanto podem ser usados também para gases e sólidos.
Em relação aos compostos orgânicos, a composição mássica da cadeia carbônica vai determinar a miscibilidade dos compostos com a água, ou seja, Quanto mais longa for a cadeia dos hidrocarbonetos, menor será a polaridade do hidrocarboneto e assim menor possibilidade de ser miscível em água. Os álcoois de cadeia carbônica curta, como o etanol e o propanol, são miscíveis com água, já os de cadeia longa, como o 1-nonanol, são imiscíveis. Os Aldeídos simples e cetonas também tendem a ser miscíveis em água, por poderem formar pontes de hidrogénio entre as moléculas de água e os pares de elétrons desemparelhados do átomo de oxigênio.
Materiais e Reagentes
- Xileno - Éter etílico -Clorofórmio - Acetato de etila
- Água - Ácido Acético - Acetona - Álcool Etílico
- Hexano - Etilenodiamina - Pipeta - Tubo de Ensaio
Procedimento
Adicionou-se em com o auxílio de uma pipeta 2mL de hexano, xileno, éter etílico, clorofórmio, acetato de etila, ácido acético, acetona, álcool etílico e etilenodiamina, em nove tubos de ensaio com 3mL água destilada respectivamente. Observou-se o fenômeno ocorrido na mistura das substâncias.
Adicionou-se em outro tubo de ensaio, 3mL de água e 3mL de hexano. E Observou-se o fenômeno ocorrido na mistura das substâncias.
...