A Química Orgânica
Por: 3229 • 2/12/2018 • Resenha • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
TSA:Trabalho relativo a matéria dada ,será incorporado a prova de hidrocarbonetos[pic 1]
Nome.............................................................................................
1-. Escreva as fórmulas estruturais correspondentes aos seguintes alcanos:
A ) 3-etil- 4-terc butil hexa,1,4 di eno
b) 3-etil-3-isopropil-2,5-dimetilexano
c) 5-butil-4-etil-4,6,6-trimetil non -1- eno
d) 3 sec butil ciclohexeno
e) 1-etil-3 iso butil benzeno
2. Dê o nome sistemático dos seguintes compostos:
a)
[pic 2]
1º) Escolha da cadeia principal: a cadeia principal precisa ser a mais longa e mais ramificada possível. Observando o quesito "escolher a cadeia mais longa", a cadeia principal será a seguinte:
[pic 3]
2º) Identificar o nome das ramificações: há, na cadeia, um metil (radical livre com apenas um carbono) e um etil (radical livre com dois carbonos).
3º) Nomeação do composto: nomeia-se a cadeia de forma que os radicais tenham sempre os menores números possíveis. Porém, neste caso, o metil poderia receber o número IV ou VI e o etil, da mesma forma, poderia receber o número IV ou VI:
[pic 4]
Nesta situação de empate, opta-se por dar o menor número para a maior ramificação. O composto na figura é, então, o 4-etil-6-metil nonano.
b)
[pic 5]
1º) Escolha da cadeia principal: a cadeia principal precisa ser a mais longa e mais ramificada possível. No caso de uma cadeia carbônica fechada, o ciclo é a própria cadeia principal.
2º) Identificar o nome das ramificações: há, na cadeia, dois metil (radical livre com apenas um carbono) e um etil (radical livre com dois carbonos).
3º) Nomeação do composto: nomeia-se a cadeia de forma que os radicais tenham sempre os menores números possíveis. Porém, surge a dúvida: deve-se iniciar a contagem pelo radical etil ou pelo radical metil? Afinal, um deles receberá o número 1 e o outro, o número 3.
Em compostos cíclicos, opta-se por dar o menor número ao radical que vem primeiro na ordem alfabética, isto é, o etil. O composto formado é o 1-etil-2,3-dimetil-hexano.
c)
[pic 6]
1º) Escolha da cadeia principal: a cadeia principal precisa ser a mais longa e a mais ramificada possível. Observando o quesito "escolher a cadeia mais longa", a cadeia principal será a seguinte:
[pic 7]
2º) Identificar o nome das ramificações: há, na cadeia, três metil (radical livre com apenas um carbono) e um isopropil (radical livre com três carbonos, em que o carbono central liga-se à cadeia principal).
3º) Nomeação do composto: nomeia-se a cadeia de forma que os radicais tenham sempre os menores números possíveis. Desta forma, iniciando a contagem pela extremidade de cima, têm-se no carbono 3, 4 e 6 um metil e um isopropil no carbono 8. O composto formado é o 3,4,6-trimetil-8-isopropil-undecano.
d)[pic 8]
1º) Escolha da cadeia principal: a cadeia principal precisa ser a mais longa e a mais ramificada possível. Observando o quesito "escolher a cadeia mais longa", têm-se duas possibilidades em que a cadeia tem número igual de carbonos. Porém, opta-se pela possibilidade dois, visto que ela oferece o maior número de ramificações:
[pic 9]
2º) Identificar o nome das ramificações: há, na cadeia, três metil (radical livre com apenas um carbono) e um butil (radical livre com quatro carbonos, em que o carbono da extremidade liga-se à cadeia principal).
3º) Nomeação do composto: nomeia-se a cadeia de forma que os radicais tenham sempre os menores números possíveis. Existem duas possibilidades de numeração para este composto:
[pic 10]
Tanto na possibilidade um como na possibilidade dois, estará ligado no carbono 4 um radical metil. Porém, a diferença se encontra na numeração do carbono 5: na possibilidade um, o radical metil em azul recebe este número; na possibilidade dois, é o radical etil em azul que o recebe.
...