A Síntese De Cloreto De Hexaaminocobalto (III)
Por: thxlxtxsxntxs • 29/6/2023 • Trabalho acadêmico • 2.194 Palavras (9 Páginas) • 127 Visualizações
SÍNTESE DE CLORETO DE HEXAAMINOCOBALTO (III)
Introdução
Ter um complexo significa que existe um íon central, ou átomo metálico, que está rodeado por um conjunto de ligantes. O ligante, por outro lado, é um íon ou molécula que pode ou não existir sozinho e desacompanhado[7].
Os complexos metálicos possuem estruturas geométricas características, as quais foram identificadas por Alfred Werner ao estabelecer os postulados em que compostos como o CoCl3.6NH3, onde o íon Co3+ ficaria localizado no centro do octaedro, enquanto as moléculas de NH3 ficariam localizadas nos seis vértices. Toda essa estrutura é ligada ao átomo central por meio de valências secundárias, formando o complexo [Co(NH3)6]3+. Dessa forma, por meio das valências primárias, os três íons cloreto se ligam ao cobalto[5].
Figura 1- Estrutura do íon hexaamincobalto (III).
[pic 1]
Fonte: DE SOUZA, Anne Michelle Garrido Pedrosa. Química de Coordenação. 2009.
O cloreto de hexaaminocobalto (III) é um dos principais complexos de estudo de Werner, o qual utilizou de diversos complexos de cobalto para formulação teórica. Werner demonstrou que os números de íons que estavam em solução coincidiam com suas fórmulas escritas.[1]
O cobalto é um metal do bloco d de configuração eletrônica 3d7 4s2 e seus estados de oxidação mais comuns são 2+ e 3+. Ele também é um metal amplamente utilizado para o tratamento de câncer (cobaltoterapia), como catalisador em indústrias químicas, como pigmento e na criação de ligas metálicas. Além disso, a vitamina B12
é um complexo de cobalto essencial para a saúde do coração[1, 4].
Os métodos de preparação de um complexo de Co (III) geralmente envolvem a oxidação de um composto com Co (II) em sua formulação. A estabilidade dos complexos de estado 3+ é maior que de estado 2+, devido a estabilização de seu campo cristalino na presença da configuração d6, maior que a estabilização d7 do estado 2+[1, 4].
Figura 2- Estrutura do íon hexaamincobalto (II).
[pic 2]
Fonte: DE SOUZA, Anne Michelle Garrido Pedrosa. Química de Coordenação. 2009
As demais estruturas propostas por Werner são CoCl3.4NH3 ([Co(NH3)4Cl2]Cl) e CoCl3.3NH3 ([Co(NH3)3Cl3]). Na primeira estrutura, como mostra a figura 3, apenas um cloreto irá precipitar e no segundo, apresentado na figura 4, todos os cloretos estão ligados ao cobalto, dessa forma, nenhum deles precipita.
Figura 3- Estrutura do CoCl3.4NH3
[pic 3][pic 4]
Fonte: Autores, 2023.
Figura 4- Estrutura do CoCl3.3NH3
[pic 5]
Fonte: Autores, 2023.
Por fim, sabe-se que o íon [Co(NH3)6]3+, produto de interesse da síntese, possui uma coloração laranja, é de spin baixo e possui um total de 18 elétrons que ocupam os orbitais moleculares a1g, t1u, eg e t2g, cuja ligação é σ metal-ligante[1].
Objetivo
O objetivo deste experimento foi a obtenção do cloreto de hexaamincobalto (III) a partir do cloreto de cobalto hexahidratado e o cálculo de seu rendimento.
Materiais e Reagentes Materiais:
- Balão volumétrico de 50 mL.
- Bastão de vidro.
- Béquer de 50 mL.
- Bico de Bunsen.
- Erlenmeyer de 125 mL.
- Funil de Büchner de 50 mL para filtração a pressão reduzida.
- Funil de vidro para filtração simples.
- Kitassato de 125 mL e conexões adequadas para filtração a pressão reduzida.
- Proveta de 10 mL.
- Espátula.
- Haste universal e garra.
- Termômetro.
- Vidro de relógio.
- Papel Filtro
- Recipiente para banho de gelo.
Reagentes:
- Ácido clorídrico (HCl) concentrado.
- Água oxigenada (H2O2) a 30% m/m.
- Carvão ativado.
- Cloreto de amônio (NH4Cl).
- Amônia (NH3) concentrada.
- Cloreto de cobalto(II) hexa- hidratado (CoCl2.6H2O).
- Água destilada.
- Etanol absoluto.
- Éter etílico.
Metodologia
Inicialmente, utilizou-se um béquer com 50 mL de água destilada, quantidade utilizada por todos os grupos na etapa necessária, o qual foi colocado em banho de gelo. Logo após, pesou-se 2,0128 g de NH4Cl, que foi dissolvido em 10 mL de água destilada contida em um erlenmeyer de 125 mL. Aqueceu-se lentamente a solução até a ebulição e foi adicionado 3,0642 g de CoCl2.6H2O.
...