A UTILIZAÇÃO CROMO-COBALTO
Por: KAIY • 20/9/2022 • Trabalho acadêmico • 297 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
Utilizações sobre Liga Cromo Cobalto
– A liga cromo cobalto é utilizada na confecção de tintas, infraestruturas metálicas, pigmentos para cerâmica e próteses fixas e removíveis. Por exemplo, a liga de cobalto contendo 30% de cromo consiste na base das ligas de cobalto usadas na fabricação de implantes ortopédicos e dentários.
Sua forma metálica é explorada na indústria metalúrgica para a produção de tipos de aço. Já os óxidos de cobalto podem ser utilizados como catalisadores na indústria química.
Cobalto é uma importante matéria-prima para a produção de baterias, ligas de alta temperatura (superligas), ferramentas de corte, materiais magnéticos, catalisadores petroquímicos, produtos farmacêuticos e materiais de esmalte.
Odontológica
–Vários metais já foram testados na confecção de armações metálicas em prótese parcial removível. Entre as ligas mais utilizadas, podem-se destacar as ligas de ouro e de cobalto-cromo. Apesar das ligas de cobalto-cromo terem sido aperfeiçoadas, a busca por um material que tenha
características ideais para a confecção de próteses parciais removíveis ainda constitui uma grande preocupação para os pesquisadores. [pic 1]
[pic 2]
Implantes ortopédicos a base de metais
Substituição total da articulação (joelho, quadril, ombro); Fixação de fraturas (em forma de pino, parafuso ou stent) Ligas de Cromo-Cobalto: uso bem-sucedido em implantes ortopédicos, tais como componentes de substituição do joelho e cabeça do fêmur.
[pic 3]
Ligas de Cromo-Cobalto utilizadas nesses implantes:
- Taxas de desgaste volumétrico muito baixas
- Liberam partículas de metais em quantidades muito maiores do que os implantes de metal sobre polietileno.
[pic 4]
Partículas metálicas lançadas sofrem oxidação, reabsorção, e são liberadas para o sangue. Preocupação com os possíveis efeitos: Problemas de hipersensibilidade, efeitos cancerígenos e toxicidade fetal em mulheres grávidas, além de toxicidade local do tecido, inflamação, perda óssea e afrouxamento da prótese.
...