ANÁLISE GRAVIMÉTRICA DE NÍQUEL COM DIMETILGLIOXIMA
Por: Herica Vargas • 1/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.662 Palavras (11 Páginas) • 1.952 Visualizações
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Hérica Serafim Vargas
Jefferson Martins
José Luiz Vieira
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA DE NÍQUEL COM DIMETILGLIOXIMA
Tubarão, 2014
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Hérica Serafim Vargas
Jefferson Martins
José Luiz Vieira
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA DE NÍQUEL COM DIMETILGLIOXIMA
Relatório apresentado à disciplina Química Analítica Quantitativa, da quarta fase do Curso de Engenharia Química da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Professora: Márcia Luzia Michels
Tubarão, 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
3.1. Química Analítica: Qualitativa e Quantitativa 6
3.2. Tipos de Análise e Técnicas Comuns 6
3.3. Análise Gravimétrica 7
3.4. Métodos de Precipitação 8
3.5. Determinação do Níquel com Dimetilglioxima 8
3.6. Tratamento de dados 8
4. MATERIAIS E REAGENTES 9
4.1. Materiais utilizados 9
4.2. Reagentes utilizados 10
5. MÉTODOS 11
5.1. Dissolução da Amostra 11
5.2. Precipitação 11
5.3. Filtração e lavagem do precipitado 11
5.4. Secagem e pesagem do precipitado 11
6. RESULTADOS E DISCUSSÃO. 12
6.1. Exatidão relativa utilizando a media das 13 equipes 14
6.2. Exatidão relativa utilizando o valor calculado pela equipe 14
7. CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
1.INTRODUÇÃO
A gravimetria é um método analítico quantitativo que consiste em operações com o objetivo de determinar a quantidade de um dos constituintes em uma amostra, por pesagem direta do elemento puro ou de um de seus derivados, cuja composição é conhecida e bem definida [1].
O método de gravimetria trás muitas vantagens, dentre elas a exatidão e a precisão quando se usam balanças analíticas modernas, a facilidade em controlar possíveis fontes de erro, o fato de ser um método barato pelo uso de vidrarias simples de laboratório [5].
Este relatório tem por finalidade a discussão e compreensão de um dos métodos de análise quantitativa, a gravimetria, que consiste na transformação do componente a determinar em um material de composição bem definida, seguindo um processo conveniente e tratamento adequado sendo depois determinada a massa do constituinte que se encontra sob a forma de uma substância de composição fixa e conhecida. Com isso, obteve-se a oportunidade de utilizar essa técnica para a determinação da quantidade de níquel em uma determinada amostra de aço.
2.OBJETIVOS
A aula prática teve como objetivo a determinação do percentual de níquel na amostra de Sulfato de Níquel Hidratado (NiSO4 6H2O), assim podendo calcular o erro e a exatidão relativa da análise, aplicando o princípio de Chauvenet para os resultados obtidos.
3.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1. Química Analítica: Qualitativa e Quantitativa
A Química Analítica pode ser dividida em duas, sendo estas a qualitativa e a quantitativa. Segundo Bueno [6] analítico é “Em que entra a análise; que procede por análise”, ou seja, a química analítica é aquela que analisa as amostras, e determina seus compostos, quantifica e qualifica as substâncias.
A Química Analítica Quantitativa determina o quanto de cada espécie existe na amostra a ser analisada, já a Qualitativa identifica quais espécies estão presentes.
3.2. Tipos de Análise e Técnicas Comuns
Quando se vai analisar uma determinada substância leva-se em consideração vários fatores, dentre estes estão o tipo de informação que se quer obter, o tamanho da amostra disponível para a análise e o objetivo que o dado obtido visa atender.
Dependendo do tipo de informações que se quer obter as análises podem ser classificadas em análise elementar, análise parcial, de constituintes-traço e completa.
Na análise elementar determina-se a quantidade de cada elemento na amostra, sem preocupação com o que realmente está presente. A análise parcial determina certos constituintes de uma amostra. No caso da análise de constituintes-traço, é um caso especial de análise parcial, onde se determina componentes específicos que estão em pequena quantidade na amostra. Por fim, a análise completa é quando se determina a proporção de cada componente na amostra. [4]
As técnicas analíticas quantitativas baseiam-se em reações químicas e quantidades de produtos gerados, algumas análises podem ser feitas por medições elétricas ou ainda por algumas propriedades ópticas. Dentre as análises mais utilizadas estão a gravimetria, titrimetria, volumetria, os métodos de análise elétricos e os ópticos.
Na gravimetria, a substância que será determinada é transformada em um precipitado insolúvel, onde o mesmo é recolhido (filtrado) e pesado. Já a titrietria, também chamada de análise volumétrica, a substância a ser determinada reage com um reagente apropriado, adicionado em uma solução padrão e mede-se o volume de solução necessário para completar a reação. A volumetria consiste na medição do volume de um gás desprendido ou absorvido em uma reação química.
Os métodos de análise elétrica, consistem na medição de corrente, de voltagem ou da resistência, em função da concentração de uma espécie em solução. Os métodos ópticos dependem da medição da quantidade de energia radiante do comprimento de onda que é absorvido pela amostra.
...