AS INFLUÊNCIAS QUE INTERFEREM NAS REAÇÕES
Por: LIGUERRA • 1/2/2017 • Projeto de pesquisa • 461 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
COLÉGIO SERRANO GUARDIA
AMANDA S. DE OLIVEIRA N°03 , 2°A
TRABALHO DE QUÍMICA
GUARULHOS
2016
AMANDA S. DE OLIVEIRA
TRABALHO DE QUÍMICA
GUARULHOS
2016
ÍNDICE
CONTEÚDO.........................................................................PÁGINA
INTRODUÇÃO................................................................................4
INFLUÊNCIAS QUE INTERFEREM NAS REAÇÕES................5
CONCLUSÃO.................................................................................6
BIBLIOGRAFIA..............................................................................7
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo demonstrar os fatores que influenciam em reações químicas, sendo eles:
-Temperatura
-Superfície do contato
-Pressão
-Concentração
-Presença de luz
-Catalisador
-Inibidores
FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO DE UMA REAÇÃO
Alguns fatores podem influenciar na velocidade das reações químicas, sendo assim destacando as principais influências:
- TEMPERATURA: A temperatura está ligada a agitação das moléculas, quanto maior a temperatura, maior será a movimentação das moléculas.
- SUPERFÍCIE DO CONTATO: O contato dos reagente interfere na velocidade da reações, quanto maior contato maior será o número de substâncias reagindo, por exemplo: uma substância em pó reage mis rápido do que uma substância completa.
- PRESSÃO: É a razão entre força e área, quanto maior a pressão sobre um recipiente menor será seu volume, consequência disto as moléculas se chocam mais, aumentando a velocidade das reações químicas.
- CONCENTRAÇÃO: Está relacionado a quantidade de soluto ou solvente de uma substância, quando o número de concentração de reagentes aumenta, o número de moléculas, aumentando também a velocidade.
- PRESENÇA E LUZ: Algumas reações químicas ocorrem com maior velocidade quando estão na presença de luz. A luz influencia na velocidade das reações porque é uma energia em forma de onda eletromagnética que ajuda a quebrar a barreira da energia de ativação.
- CATALISADOR: Catalisador é uma substância química que não participa da reação química. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação. O catalisador acelera a reação mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos. A quantidade de substância produzida na reação não se altera com o uso de catalisadores.
- INIBIDORES: São substâncias, que ao contrário dos catalisadores, aumentam a energia de ativação e como consequência diminuem a velocidade da reação química. Pode ser chamado também de veneno de catalisador ou anticatalisador. Antigamente era chamado de catalisador negativo.
CONCLUSÃO
É notório que as reações dependem de alguns fatores para que as mesmas sejam influenciadas, nas suas velocidades , onde as principais foram destacadas no decorrer deste trabalho, porém não existe uma velocidade geral para todas as reações químicas, cada uma acontece em sua velocidade específica. Algumas são lentas e outras são rápidas, como por exemplo, a oxidação (ferrugem) de um pedaço de ferro. Através dos principais fatores que interferem na velocidade das reações, comprovamos que a temperatura, a superfície de contato, a concentração e o catalisador interferem diretamente na velocidade das reações, no caso do experimento tivemos reações rápidas e lentas variando a temperatura, assim como na concentração, observando a aderência do cobre no prego em determinado tempo a partir da concentração e nos catalisadores, reações rápidas de decomposição.
...