AS REAÇÕES ORGÂNICAS
Por: Samuel Alexandre • 3/6/2017 • Trabalho acadêmico • 6.052 Palavras (25 Páginas) • 301 Visualizações
REAÇÕES ORGÂNICAS
I ) RUPTURAS DE LIGAÇÕES
Para que uma reação química se desenvolva, é necessário que as ligações entre os átomos dos reagentes sejam rompidas para que haja a formação de novas ligações, originando outras substâncias.
A ruptura ou cisão de uma ligação covalente, dependendo de diversos fatores, pode ocorrer de duas maneiras diferentes:
01 ) CISÃO HOMOLÍTICA – quebra de modo homogêneo, ou seja, cada átomo permanece com 1 elétron da ligação, formando radicais livres.
Ex.:
02 ) CISÃO HETEROLÍTICA – quebra de modo heterogêneo, isto é, o par eletrônico da ligação fica apenas com um dos átomos, enquanto o outro se torna deficiente em elétrons. Há formação de íons.
Ex.:
II ) NATUREZA DOS REAGENTES
01 ) REAGENTES ELETRÓFILOS – são defici-entes em elétrons, agem como ácidos de Lewis e sempre atacam a parte negativa de uma molécula.
Ex.:
[pic 1]
02 ) REAGENTES NUCLEÓFILOS – são capazes de oferecer pares eletrônicos, agem como bases de Lewis e sempre atacam a parte positiva de uma molécula.
Ex.:
III ) EFEITO INDUTIVO
Alguns radicais quando associados às cadeias carbônicas, provocam deslocamentos de elétrons, levando à formação de regiões de maior e menor densidade eletrônica.
O efeito indutivo envolve cadeias carbônicas saturadas e está relacionado à diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos.
01 . EFEITO INDUTIVO NEGATIVO ( I─ ) – ocorre quando um átomo ou grupo de átomos polariza uma molécula, afastando o par eletrônico da cadeia carbônica.
Esse efeito diminui, à medida que os átomos de carbono se afastam do radical que o provocou.
Ex.:
Principais radicais que provocam efeito indutivo negativo, em ordem decrescente de intensidade:
-F • -Cl • -Br • -I • - O-CH3 • -NH2
[pic 2]
02 . EFEITO INDUTIVO POSITIVO ( I+ ) – ocorre quando um átomo ou grupo de átomos polarizam uma molécula, aproximando o par eletrônico da cadeia carbônica.
A intensidade desse efeito diminui, à medida que os átomos de carbono da cadeia se afastam do agente que o provocou.
Ex.:
Principais radicais que provocam efeito indutivo positivo nas cadeias carbônicas:
-C(CH3)3 • -CH(CH3)2 • -CH2CH3 • -CH3
IV ) REAÇÕES DE ADIÇÃO
As reações de adição ocorrem basicamente entre os compostos de cadeias carbônicas insaturadas e obedecem, genericamente, ao seguinte esquema:
01 . ADIÇÃO A ALCENOS
1º ) HIDROGENAÇÃO ( Sabatier-Senderens ) – reação catalisada por metais ( Ni, Pt ou Pd ), produzindo compostos saturados – alcanos.
Ex.:
2º ) HALOGENAÇÃO – ocorre em presença da luz, formando derivados dihalogenados vicinais.
Mecanismo da reação: adição eletrófila.
Ex.:
3º ) ADIÇÃO DE HIDRETOS HALOGENADOS ( HX ) – reação de adição eletrófila, com formação de mono-haletos orgânicos.
Regra de Markovnikov – Na adição de um HX a um alceno, o átomo de hidrogênio irá se ligar ao átomo de carbono mais hidrogenado da dupla ligação.
Prioridade dos hidretos halogenados em reações de adição: HI • HBr • HCl • HF
Ex.:
OBSERVAÇÃO:
Reação de Karasch ou efeito peróxido – A adição de HBr a um alceno, em presença de peróxido orgânico, leva o hidrogênio a se ligar ao átomo de carbono menos hidrogenado da dupla ligação.
É uma reação que se processa através da adição de radicais livres, uma vez que o HBr diante do peróxido orgânico sofre cisão homolítica.
Ex.:
[pic 3]
4º ) HIDRATAÇÃO – reação de adição eletrófila, em meio ácido, com produção de álcool.
Ex.:
02 . ADIÇÃO A ALCINOS
Os alcinos sofrem as mesmas reações de adição dos alcenos, porém elas podem ocorrer de modo parcial ou total, dependendo da quantidade dos reagentes.
1º ) HIDROGENAÇÃO – também catalisada por metais, pode levar à formação de alcenos ou alcanos.
Ex.:
[pic 4]
2º ) HALOGENAÇÃO – em presença da luz, pode produzir dihaletos insaturados vicinais ou tetrahaletos saturados vicinais.
Ex.:
3º ) ADIÇÃO DE HIDRETOS HALOGENA- DOS( HX ) – obedece à regra de Markovnikov, podendo levar à formação de monohaletos insaturados ou dihaletos saturados geminais.
...