AS REAÇÕES QUÍMICAS NO TRATAMENTO DA ÁGUA
Por: Micaely Figueiredo • 14/12/2017 • Seminário • 729 Palavras (3 Páginas) • 480 Visualizações
[pic 1]
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
GRE Sertão do Alto Pajeú
Escola de Referência Professora Ione de Goés Barros
REAÇOES QUÍMICAS
ALLISON JOSÉ FARIAS CAJUEIRO
BRUNO DE SOUZA MELO
CAELOS ALEXSSANDRO PALMEIRA DE LIMA
JOSÉ JHONNATAN MARQUÊS DE SOUSA
JÚLIO CÉSAR DE ARAUJO SIQUEIRA
Afogados da Ingazeira - PE, Novembro de 2017
REAÇOES QUÍMICAS NO TRATAMENTO DA ÁGUA
Trabalho de Conclusão do Fundamental, que está alicerçado na investigação científica apresentado à Instituição Escolar como requisito básico para obtenção da nota do 4ª bimestre em todos os componentes curriculares.
Orientador (a): Ruth Micaely de Figueiredo Gomes
Afogados da Ingazeira - PE, Outubro de 2017
Sumário
RESUMO 4
1. INTRODUÇÃO 5
2. REVISÃO DA LITERATURA 6
3. MATERIAIS E MÉTODOS 11
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 11
5. CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 2
RESUMO (O que eu fiz em poucas palavras?)
A gente decidiu procurar saber por que botavam cloro na água, então fomos mais afundo. Descobrimos um processo chamado controle de pH (potencial Hidrogêniônico), a quantidade de prótons H+ que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade uma solução aquosa.
O pH em outras palavras, é o poder de concentração de íons H+ em determinada substância, que no nosso caso será a água da piscina. Resumindo, é a medição da quantidade de íons de hidrogênio dispersos na água, o que na verdade, determina se a água está ácida, está neutra ou alcalina (básica).
Palavras-chaves: Potencial Hidrogêniônico, Água, Cloro.
- INTRODUÇÃO
O termo pH (potencial hidrogeniônico) é usado universalmente para expressar o grau de acidez ou basicidade de uma solução. É a medida da concentração de íons H+ na água. O conceito foi introduzido por Soren Peter Lauritiz Sorensen em 1909. O "p" vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon de hidrogênio (H+). O balanço dos íons hidrogênio e hidróxido (OH-) determinam quão ácida ou básica ela é. Na água quimicamente pura os íons H+ estão em equilíbrio com os íons OH- e seu pH é neutro, ou seja, igual a 7. Os principais fatores que determinam o pH da água são o gás carbônico dissolvido e a alcalinidade. A escala de pH é constituída de uma série de números variando de 0 a 14, os quais denotam vários graus de acidez ou alcalinidade. Valores abaixo de 7 e próximos de zero indicam aumento de acidez, enquanto valores de 7 a 14 indicam aumento da basicidade. O pH das águas subterrâneas varia geralmente entre 5,5 e 8,5.
...