Acido benzóico
Ensaio: Acido benzóico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasp15 • 28/4/2014 • Ensaio • 400 Palavras (2 Páginas) • 444 Visualizações
Procedimento I: Titulação da solução de NaOH 0,2 mol L-1 com a solução padrão
primário de ácido benzóico 0,1 mol L-1:
Vb1 =4,7 mL
Vb2 =4,7 mL
Vb3 =4,9 mL
MédiaVb = (4,7+4,7+4,9)/3
MédiaVb = (14,31)/3
MédiaVb =4,77mL
Procedimento II: Titulação da solução de HCl 0,1 mol L-1 com a solução padrão
secundário de NaOH 0,2 mol L-1 ácido benzóico 0,1 mol L-1:
Vb1 =4,1mL
Vb2 =6mL
Vb3 =5,5mL
MédiaVb =(4,1+6,0+5,5)/3
MédiaVb =(15,6)/3
MédiaVb =5,2mL
Questões para orientar a discussão
1) Por que o ácido benzóico é considerado um padrão primário?
-Para ser considerado um padrão primário as substâncias devem seguir alguns parâmetros:
Deve ser de fácil obtenção no mercado a preço razoável.
Deve ser uma substância não oxidável ou não higroscópica (inalterável ante o CO2 atmosférico). Estas características são especialmente importantes quando da pesagem e do armazenamento.
Não possuir água em sua composição, seja fácil de purificar e secar (110oC a 120oC).
Deve ser o mais solúvel possível em condições ambiente.
A reação de entre o padrão e a substância em teste deve ser a mais rápida possível, ocorrer à temperatura ambiente, e ter estequiometria definida.
Então, o ácido benzoico pode ser considerado em padrão primário pois ele segue alguns desses parâmetros. Sendo que esse ácido é um monoácido fraco, pode ser obtido em forma altamente purificada, no entanto, é um pouco insolúvel em água pura, o que pode ser contornado com soluções de álcool e água.
2) Como pode ser obtido um padrão secundário?
-Um padrão secundário é obter uma substância ativa cujo o conteúdo dela foi estabelecido por meio da comparação com uma substância de padrão primario. Um padrão cujo valor é atribuído por um procedimento de medição primário de razão é um padrão secundário.
3) Qual é a função do indicador?
-Atua basicamente como um corante, soluvel em água, cuja a cor depende do pH do meio em que é colocado. Ao ser colocado na solução e alcançar o chamado ponto estequiométrico de uma titulação, ocorre uma mudança rápida de pH que é sinalizada por uma mudança instantânea da cor do corante, em resposta a essa variação do pH.
4) O que caracteriza o ponto de equivalência de uma titulação?
-O ponto de equivalência é o ponto em que as concentrações de titulante e titulado atingem a proporção estequiometrica da reação, ou seja, refere-se ao momento em que o titulado
...