TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises Quimicas Quantitativas

Por:   •  5/11/2018  •  Resenha  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 9
  1. Métodos óticos: Turbidimetria, nefelometria, refratometria, polarimetria

A) Turbidimetria:

É a técnica utilizada para analisar a turbidez de uma amostra, quanto mais turva mais concentrada ela será. A unidade de medição para avalizar e caracterizar essa turbidez é a NTU (Unidade de turbidez nefelimetrica, quanto mais turva, mairo seu NTU,A água deve-se chegar a níveis de até 5,0 NTUs, de acordo com as normas internacionais de controle da água potável.

A turbidimetria consiste no princípio de medição da luz não dispersada, ou seja, a luz que passou e determinando a turbidez dessa amostra. Esse método tem grande sensibilidade, e também pode ser utilizado para medir a absorbância de uma amostra[pic 1]   

   APLICAÇÃO: Determinação da concentração microbiana, por exemplo, escala de MC Farland.

[pic 2]


B) Nefelometria:

É um método ainda mais sensível, pois mede a luz dispersada, ou seja, a luz que NÃO passou (inverso da turbedimetria), em ângulos entre 45° e 90° graus. Pode medir reações de precipitação.

[pic 3] 

TURBIDEMETRIA X NEFELOMETRIA 

[pic 4]

APLICAÇÃO: É utilizada na medicina para o controle dos níveis de proteína C-reativa no organismo, reações de aglutinação.

P S1: A intensidade de luz emitida e captada varia de acordo com o número, tamanho e forma das partículas da amostra. Curvas de calibração: é necessário que o aparelho seja calibrado e preparado antes de ser utilizado para que não ocorra erros analíticos. As curvas oferecem valores de referencia para serem analisados e comparados.

C) Refratometria:

É uma técnica que baseia-se na refração da luz. A refração da luz é um fenômeno ótico, onde há variação da velocidade da propagação da luz ao passar de um meio para outro. Como, por exemplo, ar e água. É importante ficar bem claro que esse acontecimento só ocorre quando o feixe de luz se propaga com velocidade diferentes nos dois meios. É utilizado para medir o índice de refração de uma substância translucida.

O índice de refração de uma solução varia regularmente com a concentração do soluto. Pode ser utilizado para determinar a concentração de uma substância dissolvida em outra ou ainda determinar a pureza de uma determinada substância, o uso mais comum é na determinação da concentração de açúcar em um fluido, também conhecido por índice de Brix. Seu principio se baseia na mudança do índice de refração em detrimento da concentração do soluto dissolvido no meio.

Índice de Refração/Percentual de sólidos solúveis ( 0Brix)

APLICAÇÃO: Muito usado na indústria sucroalcooleira.

B) Polarimetria:

Existe na natureza compostos denominados quirais, são pares Trata-se dos pares de enantiômeros. Esses compostos parecem iguais,todos os átomos, todas as ligações químicas são idênticas, possuem as mesmas propriedades físicas, tais como ponto de ebulição, ponto de fusão, densidade etc. Então como diferenciar esses compostos?

A  capacidade destas moléculas em desviar o plano de vibração da luz plano-polarizada é diferente em cada composto. Neste dispositivo, a luz vibrando em um único plano alcança um recipiente onde se encontra a solução da substância em estudo, fazendo rotacionar o plano da luz polarizada ou no sentido horário ou no sentido anti-horário.

> SENTIDO HORÁRIO: dextrorrotatório

> SENTIDO ANTI-HORÁRIO: levorrotatório

[pic 5]

[pic 6]

  1. Radioatividade e diagnósticos quantitativos:

Existe na natureza compostos que podem ser instáveis. A radioatividade é o fenômeno pelo qual o núcleo desses compostos emite de forma espontânea, partículas ou ondas, através de uma reação nuclear, é o decaimento ou decomposição radioativa, a fim de se estabilizar.  Dessa forma um átomo instável pode-se transformar em um átomo estável.  

[pic 7] [pic 8] 

Diz-se que um átomo é radioativo, quando ele tem a capacidade de emitir essa radiação. A radiação são onda eletromagnéticas ou partículas que se propagam em uma determinada velocidade.  Existe três principais tipos de radiação, Não ionizante: possuem relativamente baixa energia, ionizante: altos níveis de energia.

(a) Radiação ionizante: energia emitida de núcleos instáveis (elementos radioativos) que são capazes de produzir ionização que é um processo químico mediante ao qual se produzem íons, espécies químicas eletricamente carregadas, pela perda ou ganho de elétrons a partir de átomos ou moléculas neutras

[pic 9]

Radiações Ionizantes Alfa (α), Beta (ß) e Gama (γ)

[pic 10]

[pic 11]

A) Raio- X: O processo de raio x se dá pela aceleração de elétrons, feitos por uma máquina. Esses eletros colidem contra uma placa de chumbo, principalmente, e nessa colisão, os eletros perdem energia cinética, e a energia é transformada em calor e raio-x.

[pic 12]

APLICAÇÃO:

> Radioterapia: radiação gama, raios X;

> Cintilografia: radioisótopos são usados para exames com imagens em alguns órgãos onde resultados são obtidos através do contraste;

> Radiofármaco: isótopos de iodo para o tratamento do cancro na tiróide;

> Radiografia: feixe de raios X ou raios gama. São exames médicos não dolorosos que ajudam os médicos a diagnosticar e tratar doenças;

> Tomografia: ligar um tubo de raios X a um filme radiográfico por um braço rígido

> Mamografia: feixe de raios X;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (963.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com