Artigo determinação do ácido fosfórico
Por: daniela09 • 22/6/2015 • Artigo • 516 Palavras (3 Páginas) • 684 Visualizações
Determinação Potenciométrica de Ácido Fosfórico em Refrigerante
Daniela Zanatta, Gabriele Saraiva, Julia Braga, Caroline Cardoso
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Falculdade de Química
Resumo
O presente artigo irá tratar sobre a quantificação e determinação de ácido fosfórico (H3PO4) presente nos refrigerantes da marca Coca-Cola (sabor cola) e soda (sabor limão). Para tal determinação, foi utilizado o processo de titulação simples com padrão de NaOH 0,09937M, titulando os refrigerantes, que inicialmente estavam com valor de pH em 3 e usando fenolftaleína como indicador. Para controle de pH, foram utilizadas tiras indicadoras de pH.
Palavras Chaves: Refrigerante; Ácido Fosfórico; Titulação
Abstract
This article will treat on the quantification and determination of phosphoric acid
(H3PO4) in soft drinks of Coca- Cola (cola flavor) and soda (lemon flavor). For such determination, it used the simple titling process with standard NaOH 0,09937M, titrating soft drinks, which were initially to pH 3, and using phenolphthalein as an indicator. For pH control, pH indicator strips were used.
Keywords: Soft Drinks; Phosphoric Acid; Titration
Introdução
O ácido fosfórico é utilizado em refrigerantes como acidulante. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os refrigerantes não podem conter mais que 0,07% desse ácido em suas formulações. Um dos métodos de dosagem do ácido fosfórico consiste em neutralizá-lo com uma solução de NaOH e acompanhar a titulação potenciometricamente, observando suas variações de pH e efetuando a adição de titulante até o pH desejado.
H3PO4 + NaOH → NaH2PO4 + H2O
Experimental
Os seguintes produtos foram utilizados na padronização de Hidróxido de sódio 0,1M: biftalato adquirido pela Vetec, solução de hidróxido de sódio adquirido pela Merck. Reagente utilizados para titulação: solução de eter/alcool (2:1), solução de NaOH 0,1M, indicador fenolfitaleina.
O procedimento de titulação ocorreu segundo o método de Arantes (2008), adaptado pelo Instituto Adolf Lutz (2004), sendo realizadas quadriplicatas das amostras. Foram pesadas 2gramas de cada amostra para o procedimento, utilizando uma chapa de aquecimento as amostras foram aquecidas para sua completa dissolução após a adição de75mL de uma solução Éter-alcool (2:1). Após dissolução das amostras foi realizada a titulação aquent das amostras com o indicador fenolfitaleina e solução de hidróxido de sódio 0,1M até o aparecimento da cor rósea na solução, indicando assim a sua neutralização.
Resultados e discussões
Apresenta-se as seguintes formulas para as expressões citadas abaixo:
[pic 1]
Onde, v: volume gasto da bureta; M: concentração de NaOH; 5,61: equivalência grama do KOH; m = massa da amostra pesada
Para realizar a conversão de índice de acidez em solução molar, divide-se o resultado por 1,78. Para expressar em acido oleico, divida o resultado por 1,99.
Para transformar acidez em acido oleico em solução normal, divida o resultado por 3,55.
Amostras deixadas em condições favoraveis de armazenamento produzem os seguintes dados analizados nas amostras.
...