As Medidas de Volumes
Por: Iandrar • 23/1/2018 • Trabalho acadêmico • 272 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS – BIOLOGIA
DISCIPLINA: TÉCNICAS LABORATORIAIS EM QUÍMICA
ALUNA: IANDRA REGINA FRANÇA PEREIRA
RELATÓRIO
Aula Experimental nº 3
Pinheiro – MA
2017
Medidas de Volume
Iniciamos a aula da ultima quarta-feira, 07, com uma aula experimental, onde nela, pudemos observar e aprender medidas de volume e analisar a exatidão das vidrarias volumétricas. Utilizando pipetas volumétricas, bureta, balão volumétrico, béquer, funil simples, proveta e um suporte universal (garras). Com estes equipamentos, conseguimos fazer testes para saber se os mesmos poderiam ser utilizados em experimentos.
1º EXPERIÊNCIA
No primeiro teste, colocamos a água com ajuda do funil simples, na bureta (25 ml), que já estava posicionada no suporte universal. Notamos que a proveta media 26 ml, enquanto o volume de água da bureta era 25 ml. Partimos para o cálculo.
25 --------- 100°
1--------- x
25x = 100
x = 100[pic 2]
25
x = 4%
2º EXPERIMENTO
Para o segundo experimento, retiramos a água dos recipientes e secamos para que não fosse adulterado seu resultado. Repetimos o mesmo processo verificando novamente se o volume marcado na bureta era o mesmo na proveta, porém, a proveta media 26 ml.
3º EXPERIMENTO
Neste terceiro teste, confirmamos que os equipamentos não estavam aptos para medições, pois, a proveta media novamente 26 ml, ou seja, contendo erros que normalmente acontecem nas medidas laboratoriais.
Conclusão
Observa-se que nos três experimentos foram ultrapassados apenas 1 ml, com ajuda do cálculo, obteve-se um percentual de 4%, logo, conclui-se que os equipamentos utilizados não estão precisos para medidas, podendo alterar resultados significantes em um experimento.
...