As Operações com soluções de NaOH
Por: Gabieujane • 10/4/2018 • Dissertação • 1.943 Palavras (8 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 2]
FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE BETIM
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
PROFESSOR: ANTÔNIO FERNANDES
DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA
AULA PRÁTICA I
TÉCNICAS DE MEDIDA
[pic 3]
Betim, 2018
FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE BETIM
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
PROFESSOR: ANTÔNIO FERNANDES
DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA
AULA PRÁTICA I
TÉCNICAS DE MEDIDA
Diego Rodrigues
Gabriela Cristina
Lara Pascoal
Paloma Miranda
Wanderson Nascimento
Betim, 2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. PARTE EXPERIMENTAL 5
Parte 1- Calibração da proveta: 5
Parte 2 - Operações com soluções de NaOH: 5
4. MONTAGEM 6
Parte 1– Calibração da Proveta 6
Parte 2 – Operações com soluções de NaOH 7
5. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 8
Parte 1 - Calibração da proveta 8
Parte 2 - Operações com soluções de NaOH 10
6. QUESTÕES PROPOSTAS 12
7. CONCLUSÕES 13
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
INTRODUÇÃO
Possuir um conhecimento sólido teórico e prático em laboratórios químicos é indispensável ao profissional que atua nessa área, pois por mais simples que seja qualquer procedimento, seja de um preparo de certa solução a escolha de vidrarias e equipamentos a utilizar, existe um certo grau de perigo em relação a cada experimento e a segurança de todos os presentes no local.
As vidrarias devem ser escolhidas de modo a serem suficientes para a realização do experimento, fazendo que o local de trabalho se mantenha organizado evitando que se torne um aglomerado, facilitando assim o manuseio de instrumentos e visualização rápida do que se deseja. As vidrarias que geralmente são mais utilizadas são os béqueres, pipetas, provetas, erlenmeyer, buretas, bastão de vidro, além dos acessórios de auxílio de uso para alguns desses materiais.
Métodos de titulações e diluições são processos volumétricos básicos em atividades laboratoriais, e que para terem um resultado satisfatório é preciso que os instrumentos estejam em condições de uso, calibrados e que todo o processo realizado se mantenha dentro da sequência a ser seguida.
Visando desenvolver as habilidades técnicas de manuseio, calibração, tratamentos de dados experimentais e procedimentos usados nos processos de titulação e diluição em soluções, a prática foi realizada em dois momentos, o primeiro momento realizou-se a calibração da proveta utilizando sua medição em vários volumes de água destilada em temperatura ambiente, e o segundo momento foi feito as titulações em soluções básicas diluídas de hidróxido de sódio com ácido clorídrico.
Depois de feito todos os procedimentos, os tratamentos de dados foram feitos para corrigir os possíveis erros presentes na prática realizada.
OBJETIVOS
- Diferenciar as vidrarias volumétricas das graduadas.
- Aprendizado de técnicas de medidas de volume.
- Utilização dos algarismos significativos na apresentação dos resultados.
PARTE EXPERIMENTAL
Parte 1- Calibração da proveta:
- Examinou-se a escala da proveta apresentada e foram medidos 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90 e 100 ml de água destilada em uma balança analítica.
Parte 2 - Operações com soluções de NaOH:
- No primeiro momento, foi utilizado duas vezes uma proveta calibrada de 100mL para retirar uma alíquota de 200mL da solução de NaOH (solução b1), disponibilizada pelo professor.
- Antes de iniciar todas as titulação realizadas no experimento foi feito ambiente na bureta, logo após foi introduzido 25mL de solução de HCl.
- Posteriormente transferiu 20ml da solução b1 para um erlenmeyer, onde utilizando uma pisseta foi adicionado 3 gotas da solução de fenolftaleína. Logo após foi feita a titulação com a solução de HCl 0,1 mol/L.
- Coletou 20 ml da solução b1 e com o auxílio da proveta calibrada foi adicionado 10,0 ml de água destilada. Transferiu 20 ml para um erlenmeyer, adicionando 3 gotas da solução de fenolftaleína e titulando com a solução de HCl 0,1 mol/L.
- Coletou mais 20 ml da solução b1 e com a proveta calibrada adicionou-se 20,0 ml de água destilada. Transferiu 20 ml para um erlenmeyer, adicionando 3 gotas da solução de fenolftaleína e titulando com a solução de HCl 0,1 mol/L.
- Coletou 20 ml da solução b1 e com a proveta calibrada adicionou-se 60,0 ml de água destilada. Transferiu 20 ml para um erlenmeyer, adicionando 3 gotas da solução de fenolftaleína e titulando com a solução de HCl 0,1 mol/L.
- Em todas as titulações a solução de HCl foi gotejada sobre a solução de NaOH, até atingir o ponto de viragem, que é atingido quando a solução sai de um tom rósea, para incolor.
MONTAGEM
Parte 1– Calibração da Proveta
- Proveta de 100 ml; Balança Analítica; Pisseta com água deionizada; Termômetro tipo espeto digital; Pipeta de Pasteur.
[pic 4]
Figura 01 – Calibração da Proveta pelo método de densidade.
Fonte: https://startbioscience.com.br/produto/balanca-analitica-220g-00001g-calibracao-interna-radwag-as-220-r2/
[pic 5]
Figura 02 – Leitura do menisco em soluções translúcidas.
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAzz0AF/medida-volume
Parte 2 – Operações com soluções de NaOH
- Proveta de 100 ml calibrada; Solução de NaOH 0,3 mol/L; Solução de HCl 0,1 mol/L; Béqueres de 100 ml; Erlenmeyer de 250 ml; Bureta de 25 ml; Garra e Suporte Universal; Solução alcoólica de Fenolftaleína; Pisseta com água destilada.
[pic 6]
Figura 03 – Diluição de soluções.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/diluicao-solucoes.htm
...