TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As informações sobre o alumínio

Tese: As informações sobre o alumínio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O Brasil é um dos países que tem a maior concentração de mineiro chamado bauxita, desse mineral pode se extrair o elemento alumínio. E também possui uma das maiores reserva do mundo. O alumínio por sua resistência à corrosão, a alta condutibilidade térmica e elétrica e a infinita reciclagem apresenta uma ampla variedade de utilização, que o torna o metal mais consumido no mundo. Vamos conhecer mais sobre esse elemento que tanto utilizado em nosso cotidiano.

As informações sobre o alumínio.

A obtenção do alumínio e feita através de um mineral chamado bauxita, que se encontra na rocha através do subsolo, esse mineral tem de 35% a 55% de oxido de alumínio.

Como um dos minerais mais presentes na terra se encontra em terceiro lugar a mineral bauxita e uma mistura com óxidos e hidróxidos de alumínio, é indispensável para a produção do alumínio. Existem algumas reservas que contem 32 bilhões de toneladas, no Brasil sendo 3,5 bilhões. Segundo a fonte do site: www.latapack.com.br “Além da Amazônia, o alumínio pode ser encontrado no sudeste do Brasil, na região de Poços de Caldas (MG) e Cataguases (MG).

A produção do alumínio e feita através da serie de reação química, pois necessário ter o cuidado de remover a terra fértil das jazidas juntamente com a vegetação e reservá-la para a recomposição do terreno. Este trabalho, que acontece após a extração, é muito importante para a preservação do meio ambiente.

A mineral bauxita depois de ser extraída e transportada para fabrica onde ser realiza todo processo de transformação. Ela chega no estado bruto ( como Rocha) e recebe reações químicas. Esse mineral e moído e logo acrescido de uma solução de soda cáustica, que a transforma em pasta.

Depois e aquecido sob pressão e recebem novas quantidades de soda cáustica essa massa desenvolve uma forma de solução e passa por um processo de sedimentação e filtração. Nessa fase, serve para eliminar todas as impurezas, para que possa extrair o alumino. A classificação do alumínio e conhecido como Bayer (Moagem, clarificação/separação dos sólidos, precipitação/onde ocorre a cristalização e calcinação). Nele e desenvolvida a bauxita em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina, e então acontece a transformação do alumínio

As principais características físicas e químicas do alumínio:

Segundo fonte do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alum%C3%ADnio#Refer.C3.AAncias.

“O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons) com massa atómica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. A caracteristica do aluminio é um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não-magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. O alumínio puro possui tensão de cerca de 19megapascais (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre. É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil. Por ser um bom condutor de calor, é muito utilizado em panelas de cozinha”.

As propriedades extensivas das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com