Aspectos de Materias de Silicatos Mesoporosos
Por: Stephanie Coradel • 22/6/2016 • Ensaio • 724 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
Experimento nº 9 – Obtenção e Reatividade de Halogênio
1 - Obtenção de halogênios utilizando MnO2:
Nesse experimento foi possível observar a obtenção dos halogênios utilizando óxido de manganês. Abaixo estão as reações que ocorreram:
- Cloro
4HCl + MnO2 → MnCl2 + Cl2 + 2H2O[pic 1]
Nesse ensaio, o ácido clorídrico reage com o óxido de manganês, formando cloreto de manganês, cloro e água. A solução foi aquecida e o gás formado foi verificado com uma tira de papel umedecido com iodeto de potássio 2 mols/L e foi possível observar uma cor marrom (figura 2) devido ao gás cloro liberado.
- Bromo
2KBr + MnO2 + 3H2SO4 → 2KHSO4 + MnSO4 + Br2 + 2H2O[pic 2]
Nesse ensaio, brometo de potássio reage com o óxido de manganês e ácido sulfúrico, formando bissulfato de potássio, sulfato de manganês, bromo e água. A solução foi aquecida e o gás formado foi verificado com uma tira de papel umedecido com iodeto de potássio 2 mols/L e foi possível observar uma cor levemente alaranjada (figura 2) devido ao gás bromo que foi liberado.
- Iodo
2KI + MnO2 + 3H2SO4→ 2KHSO4 + MnSO4 + I2 + 2H2O[pic 3]
Nesse ensaio, iodeto de potássio reage com o óxido de manganês e ácido sulfúrico, formando bissulfato de potássio, sulfato de manganês, iodo e água. A solução foi aquecida e o gás formado foi verificado com uma tira de papel umedecido com iodeto de potássio 2 mols/L e não se observou mudança na coloração do papel.
[pic 4] [pic 5]
Figura 1: Tubos de ensaio do exp. 9 Figura 2: Papel umedecido com sol. de iodeto de potássio
A mudança de cor das tiras de papel umedecido com iodeto de potássio se deve a reatividade dos gases de halogênios liberados em cada teste, a facilidade de cada um em formar gás e seu poder oxidante. Sendo o cloro o halogênio mais oxidante entre os três, a coloração do papel A (figura 2) foi mais intensa devido a oxidação provocada pelo cloro.
2 – Reatividade dos halogênios:
F2 > Cl2 > Br2 > I2
(Do mais reativo para o menos reativo)
- Poder oxidante do cloro: [pic 6]
2NaBr + Cl2 NaCl + Br2[pic 7][pic 8]
O cloro é um forte agente oxidante, logo ele é reduzido e então obtemos o bromo.
Bromo não se solubiliza muito bem em água e acaba se solubilizando na parte em que está o clorofórmio (solvente).
- Poder oxidante do bromo:[pic 9]
2KI + Br2 2KBr + I2[pic 10][pic 11]
O bromo é mais reativo e mais oxidante que o iodo, devido a isso ele se reduz e obtemos I2 como é visto na reação e na figura 3, onde o iodo fica retido na parte de baixo, que é o clorofórmio.
...