Bactérias de Gram
Por: JPKK • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 864 Palavras (4 Páginas) • 794 Visualizações
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Lactobacilos (Yakult)
3.2 Escherichia coli
3.3 Cianobactérias
4 DISCUSSÃO E RESULTADOS
5 CONCLUSÃO
6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
O estudo das bactérias teve origem com o desenvolvimento do microscópio. Pois este proporcionou a observação das mesmas. Notou-se que elas não têm a carioteca, ou seja, que seu material genético fica livre no seu citoplasma. (MADIGAN)
Diferentemente das eucariontes, as bactérias não possuem organelas, a não ser os ribossomos, presentes em todos os seres vivos. As bactérias possuem também parede celular, constituída de peptideoglicanos. Existe uma classificação de bactérias que usam a diferença entre as paredes celulares das mesmas como modo de diferenciação. Este método classifica-as em Gram negativas e Gram positivas. (MADIGAN; TORTORA; CAMPBELL)
As bactérias denominadas Gram positivas possuem uma camada de peptideoglicanos mais espessa sobre a membrana citoplasmática do que as Gram negativas, que possuem sobre a membrana plasmática uma fina camada de peptideoglicanos, e acima deles uma membrana externa, similar à membrana plasmática. (CAMPBELL; MADIGAN; BLACK)
A diferença é notada, pois o processo de classificação teve origem da coloração, que recebeu o nome de coloração de Gram. Essa coloração consiste em, após a fixação do material em uma lamina, expor as bactérias ao corante violeta cristal durante um minuto. Passado este um minuto, lava-se o material com água e adiciona-se lugol, que agirá por mais um minuto, então, a lamina é lavada com álcool, onde as Gram negativas serão descoradas, pois suas paredes assim o permitem. Após a lavagem, adiciona-se vermelho de safranina, as Gram positivas preservarão a cor roxa e as Gram negativas irão apresentar coloração avermelhada. (MADIGAN; BLACK; CAMPBELL)
2 OBJETIVOS
Compreender a diferença entre as bactérias Gram positivas e negativas. Realizando o método de coloração de Gram para melhor entendimento de sua utilidade e seu funcionamento.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Lactobacilos (Yakult)
Com o auxilio de um conta-gotas foi adicionado uma porção da solução de leite fermentado (Yakult) em água na lâmina. Esse material foi fixado através do aquecimento na chama do bico de Bunsen. Após a fixação, adicionou-se violeta cristal, que agiu durante um minuto. Então com água, a lamina foi lavada, e em seguida o material foi exposto ao lugol durante mais um minuto. Após este tempo, lavou-se com álcool e a lamina foi deixada secando por mais meio minuto. Finalmente foi adicionado o vermelho de safranina e durante meio minuto este agiu. Depois, a lamina foi lavada com água corrente e deixada secar naturalmente.
3.2 Escherichia coli
De modo análogo ao descrito acima, as bactérias foram fixadas no fogo. Depois foi adicionado violeta cristal, que agiu por um minuto. Lavou-se a lamina com água, o material foi exposto ao lugol durante um minuto. Então lavou-se a lamina com álcool e foi adicionada a mesma vermelho de safranina, deixando agir por mais meio minuto, em seguida a lamina foi lavada com água e deixada secar naturalmente.
3.3 Cianobactérias
Uma pequena porção de cianobactérias foi colocada na lamina e sobre o material colocou-se a lamínula e o material foi observado.
...