Boas Práticas de Laboratório
Por: Gustavo Pereira • 26/4/2021 • Trabalho acadêmico • 279 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
TRABALHO BPL- Gustavo Antônio Pereira
Questão 1- O que são EPIs e EPCs ?
EPI diz respeito aos equipamentos de proteção individual, enquanto o EPC define os equipamentos de proteção coletiva. Esses dispositivos eliminam ou minimizam os riscos e a exposição associados à determinada atividade, seja de forma individual ou coletiva.
Questão 2- Responder quais são os EPIs utilizados nas empresas químicas e quais as funções de cada um destes EPIs para os funcionários.
Muito comum ser usado o Creme protetor, pois alguns produtos químicos podem causar sérios danos quando em contato direto coma pele;
Luvas de Segurança vem junto já para proteger a mão do usuário, ou seja, também não causar danos a pele;
Calçados de segurança também ajudam para com os riscos atrelados ao ambiente, por exemplo, solo úmido e escorregadio, queda de objetos, temperaturas extremas, etc.;
Óculos e protetor facial: não menos importante, são indispensáveis para qualquer atividade que utilize produtos químicos. Isso porque servem de proteção visual contra respingos ou partículas que podem atingir os olhos.
Questão 3- Quais são as penalidades do não uso dos EPIs na indústria? É obrigatório o uso dos EPIs?
Se a indústria não fazer o uso dos EPIs, segundo a lei, ela pode ser interditada se a fiscalização os encontrar trabalhando sem a proteção em um ambiente de risco.
A determinação do valor a ser pago no caso de multa é feita por laudo pericial, na qual é analisada a gravidade da situação. A empresa poderá, ainda, sofrer processo civil e/ou trabalhista.
Quando for um funcionário quem deixa de utilizar a proteção, o seu empregador pode aplicar procedimentos disciplinares (como advertência seguida de suspensão ao reincidir) e até demiti-lo por justa causa.
Portanto, o uso de EPI é sim obrigatório.
...