CERVEJA ARTESANAL: Produção pela fermentação de leveduras encontradas na lichia.
Por: Karla Figueira • 27/9/2021 • Projeto de pesquisa • 4.088 Palavras (17 Páginas) • 112 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
Faculdade de Tecnologia da Praia Grande
Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos
KARLA FIGUEIRA PEDRO
MAURICIO TEIXEIRA LUIZ
CERVEJA ARTESANAL: Produção pela fermentação de leveduras encontradas na lichia.
Praia Grande
Junho/2021
KARLA FIGUEIRA PEDRO
MAURICIO TEIXEIRA LUIZ
CERVEJA ARTESANAL: Produção pela fermentação de leveduras encontradas na lichia.
Pré-projeto de pesquisa apresentado à Faculdade de Tecnologia da Praia Grande, como exigência parcial para aprovação no 5º. Semestre no Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos.
Orientador: Prof. Alessandro Jose Padin Ferreira.
Praia Grande
Junho/2021
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Variáveis independentes do processo e respectivos níveis experimentais 24
Tabela 2 – Matriz de planejamento experimental 25
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ATP - Adenosine TriPhosphate
FATEC PG - Faculdade de Tecnologia da Praia Grande
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 16
1.1 JUSTIFICATIVA DO TEMA 17
1.2 PROBLEMA DA PESQUISA 17
1.2.1 HIPÓTESES OU SUPOSIÇÕES 18
1.3 OBJETIVOS 18
1.3.1 Objetivo Geral 18
1.3.2 Objetivos Específicos 18
2 REFERENCIA TEÓRICO OU FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA INICIAL 19
2.1 LICHIA 19
2.2 CERVEJA ARTESANAL 20
2.3 FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA 22
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 24
3.1 PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL 24
3.2 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 25
3.2.1 Microrganismo 25
3.2.2 Preparo e padronização do inóculo 25
3.2.3 Meio de fermentação 25
3.2.4 Fermentações 26
3.2.5 Medição do grau brix (ºBr) 26
3.2.6 Viabilidade celular 26
4 RESULTADOS ESPERADOS 27
REFERÊNCIAS 28
1 INTRODUÇÃO
As cervejas são provenientes da fermentação de um extrato aquoso açucarado (mosto) o qual é tradicionalmente obtido a partir de cereais germinados, geralmente a cevada. Assim, este trabalho foi realizado com o objetivo de verificar a adequação da lichia para a produção de bebida alcoólica fermentada, usando-o como alternativa para evitar desperdícios decorrentes da baixa vida útil deste fruto, além de agregar valor ao mesmo.
Há mais de 10.000 mil anos, o homem conheceu o processo de fermentação provavelmente de maneira acidental e as primeiras bebidas alcoólicas começaram a ser produzidas. Acredita-se que um pedaço de um pão de centeio estragou e apresentou um aroma e sabor agradável, fruto da fermentação alcoólica, sendo posteriormente misturado na água, gerando a cerveja. Não se sabe ao certo a origem das primeiras cervejas. Porém, acredita-se que a prática da cervejaria tenha se originado na região da Mesopotâmia, onde, como no Egito, a cevada cresce em estado selvagem (AQUARONE, 1983) (KUNZE e MIETH, 2004).
As cervejas artesanais são produzidas principalmente visando a maior qualidade do produto final, ou seja, cervejas mais encorpadas, feitas com produtos diferenciados e nobres, tornando-se mais complexas que as tradicionais. A produção da cerveja passa por diversas etapas, como preparo do mosto, fermentação e maturação, que podem variar de acordo com o produto final desejado. A etapa mais importante do processo é a fermentação, um processo biológico pelo qual as leveduras crescem e se reproduzem através do consumo de açúcares fermentescíveis. Como resultado desse metabolismo, energia é liberada e há a segunda formação de etanol, gás carbônico e outros metabólitos secundários, que ajudam a compor o aroma da cerveja (BARTH, 2013)
Dessa forma, a levedura empregada na produção da cerveja torna-se um fator importante no processo, já que é o microrganismo responsável pela etapa fundamental (PIRES et al., 2014). As leveduras atualmente empregadas na fabricação da cerveja artesanal são geralmente importadas. Assim, vários estudos para o isolamento, cultivo e avaliações do potencial fermentativo têm sido realizados, devido à grande variedade da microbiota nacional, ainda pouco explorada para esse tipo de aplicação (WHITE e ZAINASHEFF, 2010).
Estudos para identificar e quantificar os metabólitos secundários produzidos por leveduras isoladas são pouco encontrados na literatura, principalmente quando associados com análises estatísticas e modelos estatísticos para melhor entendimento das rotas metabólicas por meio das quais esses compostos são gerados. Análises microcinéticas de reações catalíticas vêm sendo empregadas com sucesso e mostram que os erros experimentais seguem padrões que podem descrever não somente as flutuações experimentais, mas também a cinética do processo (LARENTIS et al., 2003).
1.1 JUSTIFICATIVA DO TEMA
A motivação para a realização deste trabalho consiste principalmente em estudar os processos fermentativos, considerando a influência de variáveis no processo em questão.
O estudo está diretamente vinculado à matéria de Bioquímica e Tecnologia das Fermentações, estudada no curso de Tecnologia em Processos Químicos e segue a linha de pesquisa sobre “Aplicações e usos de micro-organismos e produtos biológicos na indústria” que na Faculdade de Tecnologia de Praia Grande é orientada pelas professoras Janara de Camargo Matos e Sergiana dos Passos Ramos.
...