CINÉTICA QUÍMICA
Por: SaraSampaio • 27/4/2015 • Relatório de pesquisa • 566 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
CINÉTICA QUÍMICA
INTRODUÇÃO
Cinética Química é um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos.
[pic 1]
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes, e estas dependem de alguns fatores como: superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes, pressão e uso de catalisadores.
Neste experimento realizado dois fatores já citados foram responsáveis para que a velocidade da reação fosse maior: a superfície de contato e a temperatura.
Quanto maior a superfície de contato, maior é a velocidade da reação. Quanto maior a superfície de contato, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e portanto, aumenta a velocidade da reação.
Quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da reação. Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e em consequência, aumenta o número de colisões efetivas e portanto a velocidade da reação também aumenta.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Materiais utilizados:
- 4 Becker;
- 2 comprimido de Aspirina;
- Aspirina em pó;
- Água em temperatura ambiente
- Água com temperatura de 65°C
Em cada Becker foi acrescentado uma certa quantidade de água, sendo que em um a água encontrava-se em temperatura ambiente e no outro a água estava a 65ºC.
Em seguida foi adicionado o comprimido de Aspirina no Baker com água a temperatura ambiente , e outro comprimido no Baker com água a 65°C.
Nos outros dois Béqueres um com água em temperatura ambiente e outro com água a temperatura de 65°C, foi colocado aspirina em pó.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Foi observado que nos béqueres com água a 65°C , as reação aconteceram mais rápidas em relação as béqueres com água a temperatura ambiente. Foi observado também que nos béqueres com aspirina em pó, a reação também aconteceu mais rápida do que nos béqueres com aspirina em comprimido.
As reações aconteceram e velocidades diferentes , e a explicação para alteração de velocidade das reações se deu pelos seguintes fatores:
Superfície de contato: Quando um dos reagentes de uma reação química é sólido ( aspirina), sua área superficial irá afetar a velocidade da reação. Isso acontece porque a reação ocorre apenas na superfície do sólido. Portanto, quanto maior a superfície de contato (aspirina em pó) entre os reagentes, mais rapidamente a reação acontece.
[pic 2][pic 3]
MAIOR SUPERFÍCIE DE CONTATO
MAIOR VELOCIDADE
MAIOR NÚMERO DE COLISÕES POR TEMPO
Temperatura: A velocidade das reações químicas aumenta com o aumento da temperatura. Quando a temperatura aumenta, aumenta o grau de agitação molecular e as moléculas passam a mover-se com maior velocidade. Isso favorece o aumento do número de colisões em um período de tempo. Dessa forma, as moléculas têm sua quantidade de movimento aumentado e, por consequência, colidiriam com maior intensidade entre si. O aumento do número de colisões faz com que a reação tenha velocidade aumentada.
...