CONCEPÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1960 A 1980 E O SERVIÇO SOCIAL
Por: Luzimar Vieira • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.058 Palavras (5 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13][pic 14][pic 15] PRIMAVERA DO LESTE
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_________________________________________________ 04
CONCEPÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1960 A 1980 E O SERVIÇO SOCIAL______________________________________________________ 05
CONCLUSÃO_________________________________________________ 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS________________________________ 09
INTRODUÇÃO
O Estado procura em suas realizações, o atendimento as necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança, corresponde a uma ordem natural de produção da vida social, dando inicio a uma nova fase do Brasil político e agora social.
Ao relacionar desenvolvimento e políticas sociais, paramos para fazer uma reflexão a respeito dos rumos da sociedade brasileira atual, em meio ao contexto de transformações decorrentes do processo de reestruturação produtiva e societária mundial.
CONCEPÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1960 A 1980 E O SERVIÇO SOCIAL
É de fundamental importância para o bem dos cidadãos a politica social, essa politica teve de grande auxilio o serviço social, afinal apesar de ser fraco nessa época o conhecimento teve de grande valia nos ocorridos onde a classe trabalhadora buscava seus direitos.
A política social corresponde aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes, mas naquele período em questão quem reinava era o governo em um Estado democrático.
Com isso foi criado um mecanismo de desenvolvimento ao serviço social, causando seu empenho e acrescentando novas ferramentas para serem utilizadas, com isso teríamos uma sociedade capitalista a qual não corresponde a uma ordem natural de vida social.
Já no ano de 1964 ocorreram transformações políticas sociais e econômicas, foi com o golpe militar que impulsionou o Serviço Social para ser visualizado como profissão.
Os parâmetros relativos homogêneos de medida da mobilidade social nacional, o Brasil está entre os países com as mais altas taxas de mudança social, com isso pode-se compreender que esse tipo de conhecimento que recebemos com o tempo é denominado de senso comum.
Até o começo de 1960 parecia que iria dar as respostas para os problemas sociais existentes, mas teve uma grande críticas em torno do modo teórico e ideológico, esses contribuíram para uma reflexão crítica sobre a função.
No conteúdo da psicologia social não se fala a respeito de trabalhos desenvolvidos no campo comunitário, Lane mostra que “Não tem como separar a realidade e teoria, teoria e pesquisa, como faz os positivismo, para o qual o lugar teórico, do científico é sempre neutro. Nesse contexto um grupo é formado pela reunião de pessoas que compartilham um objetivo, fazendo traços da filiação e interação social, procurando a autonomia científica, crescimento expressivo da produção publicada.
Os assistentes sociais iniciam um trabalho para desenvolver um intenso processo de discussões interna na procura de um novo perfil profissional e de identidade com as classes trabalhadoras já que a formação profissional do assistente social é pautada pela eficiência e modernização da profissão.
Com isso essas transformações, encontramos o exercício profissional do assistente social, parte da força de trabalho assalariado precisa redefinir o perfil profissional às novas exigências societárias, logo então se encontra a tensão entre o processo de produção da desigualdade da rebeldia e da resistência.
Compreendemos assim que conforme o avanço do desenvolvimento capitalista transformam-se as formas de exploração da força de trabalho e como consequências as formas de agir do Serviço Social frente às expressões da questão social. Sendo assim as políticas e econômicas em que as dimensões do projeto ético-político do Serviço Social começam a construir um projeto profissional, com isso compreender as mudanças que vieram ocorrendo nas relações sociais e na profissão, no seu significado social remete a compreensão de que nas últimas décadas esse serviço tem passado por uma renovação.
...