Características Do Petróleo
Projeto de pesquisa: Características Do Petróleo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victormoon • 14/10/2014 • Projeto de pesquisa • 579 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
Petróleo
CARACTERÍSTICAS FISICO-QUIMICAS
O petróleo, sendo uma mistura complexa de hidrocarbonetos, não possui características físico-químicas definidas. Essas características vão depender da sua formação, que é diferente em cada região.
A gasolina, entretanto, deve possuir características definidas, pois existem padrões que devem ser seguidos para que haja a comercialização. Padrões não só feitos para se ter uma maior facilidade do controle, mas para também oferecer um produto mais seguro e mais sustentável.
Propriedades físico-químicas de uma gasolina padrão http://www.crq6.org.br/arquivos/File/piling/fispq_gasolina.pdf
Diferentes classificações da gasolina são dadas por diferentes características físicas. A gasolina comum, aditivada e Premium se distinguem fisicamente por sua cor e quimicamente por seus compostos.
A gasolina é quimicamente composta por cadeia de 4 a 12 carbonos, sendo sua formulação feita por Butanos, Iso-pentanos, Nafta Leve, Nafta Craqueada, Nafta Reformada, Nafta Alquilada e Nafta Isomerizada.
OCTANAGEM
Octanagem é o nome dado a resistência à detonação da gasolina. Os motores de combustão precisam de um óleo combustível (hidrocarbonetos) e ar (oxigênio) para que se possa gerar energia através da queima.
CxHy + O2 CO2 + H2O
A queima da gasolina ocorre após a compressão de uma pequena parte do óleo junto de uma grande quantidade de ar. A proporção dada comumente é 1:15, sendo gasolina e oxigênio respectivamente. Essa proporção garante um eficiente uso da gasolina queimada.
A gasolina, porém, pode detonar quando se está sob pressão. A resistência à detonação se encontra no octano (C8), que apresenta maior compressibilidade que o heptano (C7), sendo este último a referência dada à gasolina com pouca resistência. Uma gasolina com índice antidetonante (IA) de 90, por exemplo, significa que esta é composta por 90% de octanas e 10% de heptanas.
Para avaliar a octanagem da gasolina, utiliza-se os métodos RON (Research Octane Number) e MON (Motor Octane Number), sendo o primeiro usado para analisar a resistência à detonação com o motor em baixa rotação (menor velocidade na combustão), e o segundo em alta rotação (maior velocidade na combustão). A média aritmética entre os dois métodos indica o Índice Antidetonante (IA) da gasolina.
A gasolina Podium é uma gasolina de alta octanagem.
DESTILAÇÃO
A destilação, ou separação, é um processo físico que ocorre nas refinarias onde se é separado as diversas frações do petróleo pelo aumento da temperatura e a volatidade de cada fração.
Destilação Simples do Petróleo
...