Cobre
Resenha: Cobre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: THALIASMA • 28/10/2013 • Resenha • 316 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
O cobre é um oligoelemento essencial para muitas funções fisiológicas. Os mecanismos homeostáticos permitem sua atuação como fator em processos enzimáticos prevenindo a acumulação deste em níveis tóxicos1.
Sendo um constituinte normal do sangue, o cobre é outro micronutriente essencial estabelecido. O interesse neste micronutriente recentemente tem aumentado devido as suas muitas funções relacionadas aos tecidos e ao seu risco de deficiência. As concentrações de cobre são mais elevadas no corpo humano em determinados locais como no fígado, onde é armazenado um estoque durante a vida deste oligoelemento, no cérebro, no coração e no rim.
Sua absorção acontece no intestino delgado, a entrada é na superfície mucosa sendo por difusão facilitada e a saída é através da membrana basolateral, sendo primeiro por transporte ativo, mas a transferência facilitada também pode acontecer. Seu transporte acontece através do sangue para os tecidos alvos, primeiro através da ligação com a albumina. Também é encontrado no sangue como uma proteína funcional, a ceruloplasmina, atuando como enzima nas células da medula óssea formadoras de eritrócitos. O cobre sérico e as concentrações desta proteína tende a ser maior em mulheres do que nos homens. Este cobre sérico também esta presente em maior quantidade nos neonatos diminuindo gradualmente durante no primeiro ano de vida. No fígado ele é armazenado através da ligação com a metalotioneína que é incorporada na ceruloplasmina e secretada na plasma para o transporte de cobre para as células. Porem a principal via de excreção do cobre á através do fígado como um componente da bile. Pequenas quantidades de cobre são encontradas na urina, transpiração e sangue menstrual. Caso seja necessário para o organismo, o cobre pode ser conservado pelos rins.
O pensamento de que é beneficiador consumir suplementos vitamínicos e de minerais em quantidades excessivas alem dos níveis recomendados é prejudicial ao cobre e a outros nutrientes, por causa de suas interações que acabam interferindo na biodisponibilidade dos nutrientes em geral.
...