Comparação entre compostos iônicos e covalentes
Por: Victoria Lopes • 20/3/2016 • Relatório de pesquisa • 1.269 Palavras (6 Páginas) • 1.405 Visualizações
[pic 1]
Curso: Engenharia Química | |
Disciplina: Química Geral - Prática de Laboratório e Seminário de Química. | Data do Experimento: 20/10/2014 |
Professor: Jorge Mauler | |
Alunos: Cleison Francisco, Danielle Lisboa, Gabriel Correa, Giulia Guarnaschelli, Lucas Henrique, Regiane Martins e Victória Lopes. |
Comparação entre compostos iônicos e covalentes.
RESUMO
Em química, um composto iônico é um composto químico no qual existem íons ligados numa estrutura gradeada através de ligações iônicas. E Compostos covalentes apresentam ligações covalentes, caracterizada compartilhamento de elétrons
INTRODUÇÃO
Os compostos podem ser classificados em compostos iônicos e compostos covalentes.
Os compostos iônicos são aqueles que possuem uma ou mais ligações iônicas, mesmo que apresente várias ligações covalentes. Os compostos iônicos são constituídos por íons positivos e negativos, dispostos de maneira regular formando um retículo cristalino. Para que ocorra a fusão do retículo precisamos de uma considerável energia, por isso os compostos iônicos possuem elevado ponto de fusão e ebulição, geralmente são sólidos e muito duros.
Quanto mais fortes forem as interações intermoleculares, maior o ponto de fusão. Compostos contendo moléculas polares possui ponto de fusão mais alto que moléculas apolares.
Na ligação iônica, as forças de atração são consequência da transferência completa de um ou mais elétrons de um átomo para outro sendo que um deles adquire carga positiva e o outro, negativa, surgindo às forças responsáveis pela ligação. A maioria dos compostos iônicos é sólida, nas temperaturas e pressão ambientes,porque a força de atração elétrica mantém os cátions e os ânions firmemente ligados uns aos outros.
Na ligação covalente a transferência de elétrons nunca é completa, pois estes são compartilhados e neste caso a força de atração entre o par de elétrons (carga negativa) e o núcleo (carga positiva) é o que mantêm os átomos unidos.
OBJETIVO
Comparar algumas características tais como ponto de fusão, solubilidade, miscibilidade, entre compostos iônicos e covalentes.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e Reagentes:
Para a realização deste experimento foram utilizados os seguintes materiais:
- Tubos de ensaio;
- Pipeta graduada ( Capacidade: 10mL);
- Bico de Bunsen.
Para a realização deste experimento foram utilizadas as seguintes substâncias:
- Cloreto de Sódio (NaCl);
- Iodo (I);
- Ácido Salicílico (C7H6O3);
- Naftaleno (C10H8);
- Sulfato de Cobre Pentahidratado (CuSO4);
- Sacarose (C12H22O11);
- Acetato de Sódio (CH3COONa);
- Água (H2O);
- Etanol (C2H6O);
- Diclorometano (CH2Cl2);
- Hexano (C6H14);
- Acetato de Etila (C4H8O2);
- Butanol (C4H10O);
- Óleo de Soja.
Procedimentos:
- Comportamento frente ao aquecimento:
Colocou-se uma pequena quantidade de NaCl sólido, dentro de um tubo de ensaio e aqueceu-o no bico de Bunsen. O mesmo procedimento foi realizado com os sólidos: naftaleno, o sulfato de cobre pentahidratado e a sacarose.
Resultados e discussão:
Ao aquecermos o NaCl não foi constatada mudanças em suas características físicas e químicas. O naftaleno ao ser aquecido sofreu uma fusão, ou seja, passou do estado sólido para o estado líquido. Ao aquecermos o Sulfato de Cobre Pentahidratado observou-se que houve uma mudança em sua cor, pois ele era azul e com o aquecimento ele foi ficando branco, observou-se também a liberação de água em forma de vapor. Com o aquecimento da sacarose ele passou para o estado líquido, depois adquiriu uma cor amarela, depois ficou marrom-claro e sucessivamente foi adquirindo tons de marrom cada vez mais escuro. A sacarose sofreu uma reação de combustão, uma reação química. Os átomos de carbono reagiram com o oxigénio para formar dióxido de carbono (CO2) e de água (H2O) e se decompôs para formar glicose (C6H12O6) e frutose (C6H12O6) .
- Solubilidade
Dentro de três tubos de ensaio colocou-se 100mg de NaCl sólido em cada um, no primeiro tubo adicionou-se ,com o auxílio de uma pipeta, 1 mL de água, no segundo, 1 mL de etanol e no terceiro 1 mL de diclorometano. O mesmo procedimento foi realizado com outros solutos: iodo, ácido salicílico, naftaleno, e acetato de sódio.
Resultados e discussão:
Através deste experimento pudemos observar que alguns sólidos se solubilizam em alguns solventes e outros não. Vejamos através da Tabela 1 o que ocorre através das misturas soluto/solvente.
...