Complexos de Cobre
Artigo: Complexos de Cobre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: morgana.souza123 • 31/1/2014 • Artigo • 907 Palavras (4 Páginas) • 1.320 Visualizações
Parte A – Complexos de Cobre
Primeiramente foi pesado o cloreto de cobre, feito isso o mesmo foi adicionado em um béquer que continha cerca de 5 ml de ácido clorídrico 3,0 M, posteriormente separou-se metade da solução e colocou-a em um tubo de ensaio e o restante da solução foi diluída com 50 ml de água destilada.
O CuCl2 quando sólido apresenta-se com uma coloração esverdeada, no entanto quando adicionamos a solução de ácido clorídrico observamos a solução assumir uma coloração verde bem intensa, e, ao ser diluída em água assume uma tonalidade azul clara.
Quando ocorre a adição de uma solução concentrada de HCl a ao CuCl2 teremos como resultado a seguinte reação:
CuCl2 + 2HCl 2H+ + [CuCl4]2-
Neste caso, a mudança de coloração é uma consequência do aparecimento de excesso de ânions complexos [CuCl4]2-. O meio ácido evita a hidrólise do complexo. No entanto, a constante de estabilidade [CuCl4]2- é relativamente pequena, logo, ao ser diluído em com água complexo decompõe-se a uma solução de diluição:
[CuCl4]2- + 6H2O [Cu (H2O)6]2+ + 4Cl-
Como resultado dessa reação a solução que era verde torna-se azul.
Feito isso, foi adicionado gota a gota hidróxido de amônia 6M, ao béquer que continha a solução de cloreto de cobre (II), nesse caso notou-se o surgimento de precipitado na solução devido ao íon Cu2+ reagir com a solução aquosa de amônia formando o hidróxido de cobre(II).
A medida que mais gotas de hidróxido de amônia vão sendo adicionadas a solução assume uma tonalidade azul escura, processo este que ocorre pelo fato de o hidróxido de cobre reagir com o excesso da solução aquosa de amônia e formar o complexo tetraamincobre (II), de cor azul escura.
Cu2+ + 4NH3 → [Cu(NH3)4]+2
O passo seguinte foi adicionar de gotas em gotas uma solução de ácido acético 6M, agitando o recipiente até observar a mudança da coloração que passou do azul escuro para um azul piscina, isso acontece pelo motivo de o ácido acético destruir o complexo anterior, produzindo o íon Cu2+.
Após isso, foi retirado cerca de 10 ml da solução e adicionou-a em um tubo de ensaio, e acrescentou-se a mesma gotas de uma solução de ferrocianeto de potássio.
Cu2+ + K4Fe(CN)6 → Cu2[Fe(CN)6]
Logo na primeira gota acrescida pode-se observar a formação de um precipitado rosado, produto este formado pela reação do íon Cu2+ que reagiu com o ferrocianeto de potássio e ácido (HCl diluído) para precipitar o ferrocianeto de cobre que possui uma tonalidade rosada.
Logo após, pegou-se o tubo de ensaio que continha parte da solução da primeira etapa do experimento e foi acrescentado a este 0,5g sulfito de sódio (Na2SO3), com isso notou-se que a solução que tinha aspecto verde, apresentou uma coloração bastante escura parecida com a tonalidade do petróleo. Em seguida colocou-se a solução para ser aquecida entre 2 a 3 minutos em banho maria que resultou na formação de um precipitado branco. Esta solução foi filtrada e no fim apresentou a formação de cristais, sendo estes produtos da reação entre CuCl2 e Na2SO3 que resultou na formação de cristais de NaCl.
CuCl2 + Na2SO3 2NaCl + CuSO3
Parte B – Complexos de Cobalto
Neste procedimento foram separados 3 tubos de ensaio e em
...