Conversão de unidades
Por: micheleolivia • 1/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.615 Palavras (7 Páginas) • 304 Visualizações
Conceito de Modularização - Funções
Motivação: Frequentemente, uma sequência de comandos deveria ser repetida em vários lugares de um programa. A fim de evitar copiar estas sequências, várias linguagens de programação incluem o conceito de subprograma (funções).
Subprogramas é um dos conceitos fundamentais da arte e da técnica da programação, cujo domínio exerce uma influência decisiva no estilo e na qualidade do trabalho de um programador.
Subprogramas não servem apenas para abreviar o texto, mas principalmente para dividir e estruturar um programa em módulos logicamente coerentes.
A linguagem C oferece facilidades necessárias, através de funções, permitindo a confecção de programas modulares e bem estruturados.
Funções
Forma geral de uma função: tipo nome ( lista de parâmetros )
{
corpo
da
função
}
Propriedades de função
- Tipo - pode ser qualquer um dos tipos válidos da linguagem C ( void, int , float, double ou char).
- Tipo representa o valor de retorno da função. Este valor de retorno é substituído no local da chamada da função.
- Uma função definida como sendo do tipo void não devolve valor de retorno. Para funções de tipo não void, o valor de retorno é feito através do comando return (expressão), que causa a saída da função.
- A chamada de uma função não void deve ser feita dentro de uma expressão.
- nome() - é um identificador ou seja, o primeiro caracter deve ser uma letra e os caracteres seguintes podem ser letras ou dígitos ou o caracter de sublinhar.
- Os parênteses fazem parte do nome da função. Dentro dos parênteses pode haver uma lista de parâmetros.
- Forma geral da lista de parâmetros: tipo var1, tipo var2, ... , tipo var n
onde var1, var2, ... , var n são variáveis de qualquer tipo válido da linguagem C.
- Cada uma das variáveis da lista de parâmetros deve possuir um tipo associado. A lista de parâmetros pode ser vazia, isto é, não possui nenhum parâmetro ou pode ter vários parâmetros. A princípio não existe um limite do número de parâmetros.
- corpo da função - é formado por declarações de variáveis e por uma sequência finita de comandos da linguagem C. As variáveis declaradas dentro de uma função, são criadas e destruídas a cada chamada da função. Essas variáveis são conhecidas como variáveis locais, por existir apenas durante a execução da função. Uma variável local é criada na entrada da função e destruída ao sair. Logo as variáveis definidas internamente a uma função não podem ser acessadas por outras funções.
- A linguagem C, não permite funções dentro de funções, portanto um programa em C, tem a seguinte forma:
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
onde os retângulos representam as funções.
- As variáveis na lista de parâmetros são chamadas de parâmetros formais. Em uma chamada de uma função as variáveis na lista de parâmetros são chamadas de parâmetros reais.
- O número de parâmetros declarados na função deve ser o mesmo que na chamada, além disso, os tipos devem ser compatíveis, ou seja, se o primeiro parâmetro formal, for um inteiro então na chamada da função o primeiro parâmetro real deve ser inteiro, o segundo parâmetro real deve ser do mesmo tipo que o segundo parâmetro formal e assim sucessivamente.
- Para chamar uma função basta digitar o nome seguido da lista de parâmetros entre parênteses.
Observação: Na linguagem C, se os tipos de parâmetros formais e parâmetros reais não forem compatíveis o compilador não gera uma mensagem de erro, mas os resultados são imprevisíveis.
Passagem de parâmetros por valor
Os Parâmetros formais recebem os valores dos parâmetros reais, ou seja, é feito uma cópia do valor de cada variável ou constante na chamada da função e transferido para os respectivos parâmetros declarados na função. Assim sendo, as alterações feitas nos parâmetros formais da função não tem nenhum efeito nas variáveis usadas na chamada da função (parâmetros reais).
...