Cromatografia em Coluna Clássica
Por: luks04567 • 25/11/2019 • Relatório de pesquisa • 1.383 Palavras (6 Páginas) • 524 Visualizações
UNICESUMAR
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
BACHARELADO EM FARMÁCIA
Ana Flávia de Cristo
Carolina de Almeida Marendaz Ferreira
Damaris Pietroski Scolimoski
Denise Katerenhuk
Franciele Correa da Silva
Lucas Matheus Postanovski de Paula
Susana Correa Carvalho
Ivaneia Gomes
Ponta Grossa
2019
1. INTRODUÇÃO
Cromatografia em coluna clássica consiste em um processo analitico utlizado para diversar finalidades dentre eles a separação identificação e homogeneização de variadas substâncias. Essa técnica é baseada na migração dos compostos da mistura, os quais apresentam diferentes interações através de duas fases, a fase móvel (fase em que os componentes a serem isolados "correm" por um solvente fluido, que pode ser líquido ou gasoso) e fase estacionária (fase fixa em que o componente que está sendo separado ou identificado irá se fixar na superfície de outro material líquido ou sólido).(Magalhães 2015)
Existem vários tipos de cromatografia utilizados para diversos analitos A cromatografia em coluna é a mais antiga técnica cromatográfica. É uma técnica para separação de componentes entre duas fases, sólida e líquida, baseada na capacidade de absorção e solubilidade o processo ocorre em uma coluna de vidro ou metal, geralmente, com uma torneira na parte inferior. A coluna é preenchida com um adsorvente adequado que irá permitir o fluxo do solvente.(Magalhães 2015)
A salsa é originária da região do mediterrâneo e vem sendo utilizada há séculos principalmente por suas propriedades medicinais e aromáticas, além de apresentar altos teores de pró-vitamina A e vitamina C. Suas folhas apresentam grandes diversidades de formas e coloração verde escura brilhante. A origem da cultura de cebolinha vem da China e é caracterizada pela presença de bulbos brancos e alongados, com folhas verdes, longas e cilíndricas, apresentando propriedades iguais as da salsa (RUBATZKY; YAMAGUCHI, 1963).
2.OBJETIVO
Ultilizar de métodos analiticos (cromatografia em coluna clássica) analisar se a clorofila e carotenóides estão presentes em uma amostra de salsa (Petroselinum crispum)
3.MATERIAIS E MÉTODOS
Primeiramente pegou-se 2 gizes e triturou-se em um gral e pistilo. Pegou-se uma seringa de 20ml, retirou-se o embolo e adicionou-se algodão até aproximadamente 2ml, levou-se até a capela e adicionou-se éter de petróleo até umedecer todo o algodão. Pegou-se um suporte universal e colocou-se a seringa. Pegou-se um béquer tarou-se na balança e pesou-se aproximadamente 50g de salsinha, transferiu-se para um gral e triturou-se com um pistilo, transferiu-se para o béquer novamente, levou-se até a capela e adicionou-se 80ml de éter e 20ml de acetona, agitou-se suavemente. Logo após adicionou-se aos poucos o extrato na seringa(coluna), colocando um béquer embaixo da coluna para coletar o que passava por ela. Para o extrato passar mais rápido pela coluna colocou-se o embolo na seringa. Após todo o extrato passar pela coluna observou-se e discutiu-se.
...