DETERMINAÇÃO DO TEOR DE GORDURA PELO MÉTODO DE GERBER EM LEITE TIPO C
Por: JULIANUXXA • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 1.424 Visualizações
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS
CURSO EM TÉCNICO DE ALIMENTOS
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE GORDURA PELO
MÉTODO DE GERBER EM LEITE TIPO C
Relatório para obtenção da
nota parcial do 1º bimestre.
KLEISON JOSÉ MEDEIROS LEOPOLDINO
CURRAIS NOVOS -RN
OUTUBRO/2007
INTRODUÇÃO
Do ponto-de-vista higiênico, o leite deve ter as seguintes características e propriedades: agradável (com preservação das suas propriedades sensoriais), limpo (livre de sujeiras, microrganismos e resíduos), fresco (composição correta e conservação adequada) e seguro (não causa problemas à saúde) (BRITO e BRITO, 1998).
As propriedades do leite são determinadas por seus constituintes e por qualquer processo ou operação que, alterando esses constituintes, possam interferir com elas. Mediante a isso, a pasteurização é uma prática largamente utilizada para aumentar a vida de prateleira dos alimentos e visa aplicar o aquecimento mínimo exigido para destruir os agentes patogênicos. A pasteurização é um processo térmico constituído de três etapas principais: o aquecimento, a retenção e o resfriamento. A pasteurização no leite pode ser realizada pelo processo lento ou rápido. No processo lento o leite é aquecido até temperatura de 63ºC por 30’ sob lenta agitação.
Através da densidade é possível detectar uma série de fraudes no leite fornecido. A densidade do leite é uma média da densidade de seus componentes, através dela é possível avaliar a relação entre os sólidos e o solvente no leite, utilizado juntamente com o teste de gordura para determinar o teor de sólidos do leite. Conhece-se a qualidade do leite com relação à riqueza em matéria gorda, componente de maior valor comercial, pela dosagem desse elemento. O leite tem em média 3,5% de matéria gorda. A determinação da gordura é um dos meios de verificar fraude do leite. A determinação do teor de gordura no leite, pode ser realizada através de métodos químicos ou eletrônicos (espectrofotômetro), porém a determinação pelo “ácido-butirômetro de Geber” é a mais generalizada. O método de Gerber está baseado Na propriedade que tem o ácido sulfúrico de digerir as proteínas do leite, sem atacar a matéria gorda. A separação da gordura ocorre por centrifugação (diferença de densidade) e o volume de gordura é obtido diretamente, pois o componente mais leve (a gordura) se acumula na parte superior do butirômetro, isto é, na haste graduada do mesmo.
De acordo com o REGULAMENTO TÉCNICO DE PRODUÇÃO, IDENTIDADE E QUALIDADE do MINISTERIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO DO LEITE TIPO C da INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 51, DE 18 DE SETEMBRO DE 2002 a Densidade relativa deve ser de 15/15ºC, g/mL, 1,028 a 1,034, segundo o método analítico LANARA/MA, 1981. Para o Índice Crioscópico o máximo seria de -0,530ºH (-0,512ºC) mediante o método analítico IDF 108 A: 1969, o que para o O Extrato Seco Total (EST) o normal fica em torno de 12,7%, com mínimo de 11,5%.
De acordo com o que foi visto, o relatório tem por objetivo maior a verificação do teor de gordura, assim como, outros parâmetros físico-químicos de duas amostras de leite pausterizadas: uma padronizada e outra não-padronizada provenientes de uma Cooperativa de leite do Estado do Rio Grande do Norte.
OBJETIVOS
- Caracterizar o leite tipo C pausterizado não-padronizado recebido na Usina de beneficiamento do queijo (Ctq do queijo) da UNED/CEFET- Currais Novos/RN e do leite pausterizado padronizado, comercializado, no comércio do respectivo município para avaliar o teor de gordura, densidade, IC e Extrato Seco Total (EST).
MATERIAL E MÉTODOS
Com intuito de avaliar o teor de gordura em dois tipos de leite pausterizado: o padronizado e o não-padronizado, foram preparadas duas amostras, no Laboratório de Alimentos da UNED/CEFET de Currais Novos-RN. Para a realização do experimento foram determinados de início a densidade e o IC. A determinação quantitativa da densidade se deu com a adição de 250 mL de amostra numa proveta; Soltando em seguido o lactodensímetro na forma vertical na proveta; Sendo em seguida, corrigida a leitura da densidade em função da temperatura utilizando a tabela do equipamento.
O procedimento para o parâmetro do IC utilizou um método instrumental com a utilização do Crioscópio, sendo pipetado 2,5 mL da amostra de leite das duas amostras no vidro de provas; onde foi colocado o vidro no orifício de resfriamento e acionou para baixo o cabeçote do equipamento até encaixar no vidro contendo amostra; Tendo, em seguida, sido feita a leitura da indicação do índice crioscopíco no display após o sinal sonoro.
O teor de gordura foi determinado pelo método de GERBER seguindo, o respectivo procedimento: Colocou no butirômetro dez mL de ácido sulfúrico a d=1,825 g/cm3; sendo em seguida, adicionado onze mL de leite, com cuidado para não misturar com o ácido; Além de um mL de álcool isoamílico, limpando com lenço de papel as bordas internas do gargalo do butirômetro e fechando com rolha apropriada. Envolvou o butirômetro em papel e agitou, invertendo várias vezes, de modo que os três líquidos se misturem e, ao final, agite vigorosamente eliminando qualquer resíduo de leite. Centrifugou durante cinco minutos a 1000-1200 rpm em centrífuga de Gerber; em seguida foi necessário colocar em banho-maria a 65ºC durante cinco min. Com rolha para baixo; Estando, pronto, para realizar a leitura no butirômetro.
...