DETERMINAÇÃO DA ESTABILIDADE DO CALCIO E DO MAGNÉSIO - RIGIDEZ GERAL
Projeto de pesquisa: DETERMINAÇÃO DA ESTABILIDADE DO CALCIO E DO MAGNÉSIO - RIGIDEZ GERAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stephanedesiree • 20/10/2014 • Projeto de pesquisa • 804 Palavras (4 Páginas) • 391 Visualizações
DETERMINAÇÃO DA DUREZA DE CÁLCIO E MAGNÉSIO - DUREZA TOTAL
ALUNAS: ALEXANDRA LAPOT
STÉPHANE DESIREE
PROFA KATIA KOPP
INTRODUÇÃO
Águas duras são aquelas que exigem consideráveis quantidades de sabão para produzir espuma de modo que, no passado, a dureza de uma água era considerada como uma medida de sua capacidade de precipitar sabão. Esse caráter das águas duras foi, por muito tempo, para o cidadão comum o aspecto mais importante por causa das dificuldades de limpeza de roupas e utensílios. Com o surgimento e a determinação dos detergentes sintéticos ocorreu também a diminuição os problemas de limpeza doméstica por causa da dureza.
A dureza é devida à presença de cátions metálicos divalentes, os quais são capazes de reagir com sabão formando precipitados e com certos ânions presentes na água para formar crostas. Os principais íons causadores de dureza são cálcio e magnésio tendo um papel secundário o zinco e o estrôncio. Algumas vezes, alumínio e ferro férrico são considerados como contribuintes da dureza.
Dureza é um parâmetro característico da qualidade de águas de abastecimento industrial e doméstico sendo que do ponto de vista da potabilização são admitidos valores máximos relativamente altos, típicos de águas duras ou muito duras. A despeito do sabor desagradável que referidos níveis podem suscitar elas não causam problemas fisiológicos. No Brasil, o valor máximo permissível de dureza total fixado pelo padrão de potabilidade, ora em vigor, é de 500mgCaCO3/l.
Na prática do tratamento de esgotos a dureza é um parâmetro de utilização limitada a certos métodos baseados em reações de precipitação como é o caso do tratamento com cal.
Em situações específicas convém conhecer-se as durezas devidas ao cálcio e ao magnésio, individualmente. Este é o caso do processo cal-soda de abrandamento de água no qual tem-se necessidade de conhecer a fração da dureza de magnésio para estimar a demanda de cal.
Quando a dureza é numericamente maior que a alcalinidade total a fração da dureza igual a esta última é chamada de dureza de carbonato e a quantidade em excesso é chamada de dureza de não carbonato. Quando a dureza for menor ou igual à alcalinidade total toda a dureza presente é chamada de dureza de carbonato e a dureza de não carbonato estará ausente.
O valor da dureza é obtido pela expressão:
Dureza (mg CaCO3/ l) = (A.N.5000) / Vam
onde A é o volume da solução padrão de EDTA consumido na complexação da dureza da amostra em mililitro, N é a normalidade da solução de EDTA e Vam é o volume da amostra em mililitro.
Em termos de tratamento e abastecimento público de água:
Dureza <50mg/L CaCO3: água mole
Dureza entre 50 e 150mg/L : dureza moderada
Dureza entre 150 e 300mg/L : água dura
Dureza >300mg/L: água muito dura
Padrão de potabilidade: (<500mg/L)
OBJETIVOS
Os objetivos da aula foram conhecer o que é dureza total, como isso influencia na engenharia, sendo que o valor máximo permitido no Brasil é de 500 mg CaCO3/L.
E aprendemos a determinar esse parâmetro em laboratório e como consequência a verificar a qualidade, segundo esse parâmetro, das águas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Através
...