TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DA PUREZA DA CAL DE CONSTRUÇÃO QUÍMICA TECNOLÓGICA GERAL

Por:   •  11/9/2017  •  Ensaio  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 5

LUCAS FRANÇA LOPES

LUCAS OCAMPOS RODRIGUES REINA

LUIS FERNANDO SOUZA AZEVEDO GONÇALVES

RODRIGO JOFRE

DETERMINAÇÃO DA PUREZA DA CAL DE CONSTRUÇÃO

QUÍMICA TECNOLÓGICA GERAL

PROFª BRUNA FRANCIELLE GAZZONI

INDÍCE

Introdução

Objetivo

Procedimento

Cálculos Realizados

Conclusão

Bibliografia

03

04

05

07

11

12

INTRODUÇÃO

A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o pH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7. Quando um ácido reage com uma base, água e um sal são formados. É preciso saber equacionar esse tipo de reação para os cálculos usados na titulação, conforme será mostrado mais adiante.

Com a adição de um indicador ácido-base, observa-se quando a reação se completa, atingindo o ponto de equivalência ou ponto de viragem. É possível saber quando isso ocorre e parar a reação, porque a cor da solução sofre uma mudança brusca na presença de um indicador ácido-base, em virtude da variação do pH.

A seguir, iremos apresentar as


OBJETIVO

Com este procedimento, buscamos determinar a pureza da cal de construção utilizando a técnica de titulação ácido-base. Esse método consiste em colocar para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.

PROCEDIMENTO

Para o processo experimental, utilizamos um erlenmeyer de 125ml, cal comercial, água destilada, fenolftaleína 1% , usado como indicador ácido-base, uma bureta, ácido clorídrico 0,5 mol/L e uma balança analítica.

Realizamos 3 vezes o experimento de determinação da pureza da cal. Para as 3 demonstrações, utilizamos 0,18gr de cal, como podemos ver na figura abaixo:

[pic 1]

[pic 2]

                                                   

Em seguida, adicionamos 20ml de água destilada no erlenmeyer com a cal, para realizar a dissolução do titulado. E também, inserimos 2 gotas de indicador fenolftaleína, para criarmos um parâmetro de mudança de coloração. A solução, adquiriu a cor rósea, por causa do indicador ácido-base, como demonstrado nas imagens a seguir.

                                                                                                                                                                                             

[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

Após a solução adquirir a cor rósea, adicionamos à mistura, Ácido clorídrico (HCl), para realizarmos a neutralização da cal, e ao adicionar a quantia correta, a solução retornaria a sua cor original, demonstrando que atingiu a neutralização dos compostos. Ou seja, a solução atingiu um nível de pH próximo de 7. Abaixo, podemos visualizar a coloração adquirida após a neutralização da experiência.

[pic 7]


[pic 8]

CONCLUSÃO

Com estes procedimentos, pudemos entender como ocorre a neutralização de elementos químicos, ilustrados através da mudança de cor do indicador fenolftaleína. Consultando outros colegas, observamos que não atingimos a pureza ideal, onde vimos que a variação foi de 84% a 99,3% de pureza, ficando muito distante dos nossos resultados, onde a média de pureza atingiu 67%.

 Ao revermos nossos cálculos, encontramos onde cometemos erros. Ao adicionar HCl, utilizamos mais do que o necessário, chegando a utilizar 17,6 ml de ácido clorídrico. Conseguimos entender, que conforme ocorre a variação de volume do HCl, o nível de pureza também varia.


BIBLIOGRAFIA

Http://www.mundoeducacao.com/quimica/titulacao-acido-base.htm

Registros fotográficos realizados durante a experiência.

Anotações dos membros integrantes da equipe.

        

Ca = 40g/mol

    H = 1g/mol

O = 16g/mol

Cal

Ca(OH) 2  + 2HCl ------------ CaCl2  + 2H2 O

           1    :    2

1º Experimento

1 mol Ca OH2  ------------ 74g Ca(OH) 2  

X ------------- 0,18g Ca(OH) 2

 X = 0,0024 mol Ca(OH) 2

1 L HCl ------------ 0,5 mol HCl

0,0176 L HCl ------------ Y

      Y = 0,0088 mol HCl

1 mol Ca(OH) 2  ------------ 2 mol HCl

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (625.9 Kb)   docx (490.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com