Destilação Caseira de Óleo de Citronela Para Produção de Álcool Gel Repelente
Por: Bianca Freitas • 6/11/2018 • Projeto de pesquisa • 1.486 Palavras (6 Páginas) • 380 Visualizações
Destilação caseira de óleo de citronela para produção de álcool gel repelente
Ana Clara de Souza Freire, Ana Paula Ventura de Lisboa, Evelyn da Silva Reis, Fernanda da Silva Oliveira, João Guilherme Rodrigues da Silva, Laís Gabriela da Silva Ribeiro, Lilian Eduarda de Lima Santana.
Profª orientadora: Bianca Fonsêca de Freitas
Profª coorientadora: Marcela Pesci Peruzzo
Título:
Destilação caseira de óleo de citronela para produção de álcool gel repelente
Resumo
As doenças transmissíveis por insetos acometem milhões de pessoas em todo o mundo. O combate aos mosquitos inclui medidas ambientais e de proteção individual. A citronela é uma planta aromática conhecida por suas características repelentes. Seu óleo essencial é rico em citronelal, repelente natural contra mosquitos e borrachudos. Visando a prevenção de doenças, foi produzido um álcool em gel repelente que possui uma ação higiênica, inseticida e hidratante produzido através de plantas que possui essas características. Foi utilizado materiais recicláveis para montar o destilador e, com isso, sendo possível produzir o álcool em gel em casa sem causar danos ao meio ambiente. O álcool gel produzido apresentou consistência viscosa com odor característico de citronela. Ao ser espalhado nas mãos, evapora rapidamente, apresentando propriedades hidratantes, podendo possuir potencial cosmético. Sendo assim, é possivel e viável produzir álcool gel com propriedades repelentes e hidratantes utilizando materiais reciclados ou com baixo custo, frequentemente encontrados em casa.
Introdução
As doenças transmissíveis por insetos acometem milhões de pessoas em todo o mundo, causando milhares de mortes. Mosquitos são vetores de doenças para cerca de 700 milhões de habitantes ao ano, especialmente em países tropicais e subtropicais. O combate aos mosquitos inclui medidas ambientais e de proteção individual (ARANHA, 2014).
Um dos mecanismos de defesa das plantas contra a herbivoria é a liberação de substâncias químicas voláteis, cuja produção é estimulada quando as folhas são danificadas. Esses compostos voláteis afastam e impedem a alimentação de insetos fitófagos, mas alguns deles repelem também os hematófagos. Não surpreende, portanto, que plantas e seus óleos essenciais sejam tradicionalmente usados por diferentes populações como repelentes de mosquitos e outros artrópodos hematófagos27,28. Estudos de bioprospecção, conduzidos em laboratório e no campo, têm identificado inúmeras plantas, óleos essenciais e constituintes destes que são eficazes em repelir mosquitos. Entretanto, a utilidade da maioria destas substâncias derivadas de plantas como repelente de uso tópico é em grande parte limitada pela curta duração do efeito, após aplicação na pele ou nas roupas, em decorrência da alta volatilidade (PAUMGARTTEN, 2016).
A citronela (Cymbopogon winterianus) é uma planta aromática, conhecida por suas características repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos, além de ser utilizada como calmante natural através da infusão das folhas em água fervente. As formas repelentes se estendem também a desinfetantes para o uso doméstico, feito a partir da trituração das folhas e embebição em álcool. Essa mistura pode ser coada e passada com pano em toda extensão da casa, mantendo o ambiente livre de borrachudos e mosquitos além de não oferecer riscos à saúde. A essência de citronela ainda pode ser utilizada para fabricação de sabonetes, velas aromáticas, incensos, aromaterapia e armazenagem de alimentos. O óleo da citronela com efeito repelente é rico em geraniol e citronelal (ARANHA, 2014).
Sobre seu mecanismo de ação, age promovendo uma forte excitação do sistema nervoso central do inseto e um bloqueio da circulação de sódio nas células nervosas através da inibição do trifosfato de adenosina, da acetilcolinesterase e do receptor ácido β-amino butírico (GABA), provocando uma paralisia no inseto (CARNEIRO, 2016)
Devido o número de doenças transmitidas por meio dos mosquitos, o presente trabalho buscou produzir um álcool em gel repelente que possui uma ação higiênica, inseticida e hidratante produzido através de plantas que possui essas características. Foi utilizado materiais recicláveis para montar o destilador e, com isso, sendo possível produzir o álcool em gel em casa sem causar danos ao meio ambiente.
Questão/problema
Será possível produzir um álcool gel com propriedade repelente utilizando materiais de baixo custo?
Objetivos Gerais
- Produzir álcool gel a partir da extração do óleo essencial de citronela por destilação.
Objetivos específicos
- Realizar destilação de óleo essencial de citronela.
- Preparar formulação contendo óleo essencial de citronela.
- Analisar propriedades repelentes e hidratantes do álcool gel caseiro com citronela.
Hipóteses
É possível produzir álcool gel com propriedades repelentes e hidratantes a partir de materiais de baixo custo.
Justificativa
Devido o número de doenças transmitidas por meio dos mosquitos, é necessário produzir um álcool em gel repelente que possui uma ação higiênica, inseticida e hidratante produzido através de plantas que possui essas características, com materiais reciclados ou de baixo custo.
Metodologia
As folhas de citronelas foram coletadas no Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia, plantadas em 2017. Foi feita a imersão das folhas em um litro de álcool 70% p/p. Aguardou-se 24 horas e foi realizada a destilação.
O destilador foi feito com latinha de alumínio como chapa de aquecimento. O balão de destilação foi substituído por uma lâmpada incandescente. O condensador foi feito com uma mangueira transparente imersa em uma garrafa pet com água.
O destilado foi processado com polpa de Aloe vera e peneirado.
...