TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dupla troca de sais

Seminário: Dupla troca de sais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Seminário  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

DUPLA TROCA DE SAIS

1. Objetivo

Reconhecer evidências que permitem identificar a ocorrência de uma reação química

2. Introdução

Sais são compostos que provêm ou dos ácidos, pela substituição total ou parcial dos seus hidrogênios ionizáveis por cátions, ou das bases, pela substituição total ou parcial dos grupos OH- pelos ânions dos ácidos. Exemplos:

HI + NaOH → NaI + H2O

H2SO4 + 2NaOH → Na2SO4

Segundo os exemplos, os sais podem ser considerados como produtos de uma reação de neutralização. Será uma neutralização total quando no sal formado não restarem nem grupos OH- nem hidrogênios ácidos (H+). Caso contrário, será parcial.

Os sais provenientes de neutralização total são chamados de sais neutros (normais); os que apresentam grupos básicos (OH-) são chamados de sais básicos (hidroxissais), e os que apresentam hidrogênios ácidos são chamados de sais ácidos (hidrogenossais).

Inicialmente temos duas soluções incolores, nitrato de chumbo (II) [Pb(NO3)2] e iodeto de potássio (KI) quando mistura permitem identificar a ocorrência de uma reação química.

3. Materiais e Métodos

3.1 Materiais

Iodeto de POTÁSSIO - kl

Nitrato de Chumbo –PB(NO3/2)

Água

2-Béqueres

Erlenmeyer

Conta gota

3.2 Métodos

Coloque num béquer o iodeto de potássio dissolvido em água .

Coloque em outro béquer nitrato de chumbo dissolvido em água.

Usando uma conta misture os dois líquidos lentamente dentro de um erlenmeyer. Quando colocamos o nitrato de chumbo dissolvem na água formando substâncias incolores. Quando se mistura nitrato de chumbo II e iodeto de potássio ocorre uma reação de precipitação, onde, o precipitado formado é o iodeto de chumbo. Na reação podemos nota que a mistura ficar amarelada por causar da mistura de nitrato de chumbo e iodeto que da origem a uma nova substancia o iodeto de chumbo- PbI2(s) + 2 KNO3

.

4. Conclusão:

O iodeto de potássio e o nitrato de chumbo dissolvem-se na água, formando substâncias incolores. Ao misturar os dois, ocorre uma reação de dupla troca, formando Iodeto de chumbo (PbI 2) e nitrato de potássio (KNO3). Como o iodeto de chumbo não é solúvel em água , aparecerá um amarelo no fundo do franco.

5. Referências

http://www.brasilescola.com/quimica/acidos.htm

http://www.soq.com.br/conteudos/ef/funcaoquimica/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com