ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE ACETATO DE VINILA
Por: Bruna Guimarães • 28/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.370 Palavras (10 Páginas) • 537 Visualizações
[pic 1]
EETI – Escola de Engenharia e TI
Curso: Engenharia Química
Professor: M.Sc. George de Souza Mustafa
Disciplina: Planejamentos de Processos
ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA
DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE
ACETATO DE VINILA
Bruna Guimarães
Camila Castro
Edmarcio de Almeida Nascimento
Juliana
Marcela
Salvador – BA
Dia mês 2015
[pic 2]
ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA
DE UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE
ACETATO DE VINILA
Bruna Guimarães
Camila Castro
Edmarcio de Almeida Nascimento
Juliana
Marcela
Estudo de viabilidade técnica e econômica de uma unidade de produção de eteno apresentado à disciplina Planejamentos de Processos, referente ao 9º semestre do Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade Salvador - UNIFACS, como requisito de avaliação parcial, sob orientação do professor Profº M.Sc. George Mustafa.
Salvador –
Dia mês 2015
RESUMO EXECUTIVO
Avaliar a possibilidade de instalação de uma unidade de produção de acetato de vinila com capacidade que seja satisfatória dentro dos requisitos de projeto, além de apresentar o estudo técnico e econômico para a implantação desta unidade. Considerar fatores como mercado, localização, técnico e econômico apresentando valor presente líquido da fábrica afim de obter uma conclusão sobre a viabilidade ou não da instalação da mesma no local desejado.
Em 2018 haverá uma demanda de eteno de 599202,72 t/ano, na qual aumentará nos anos seguintes, chegando em 2025 a 4618459,4 t/ano.
Através do estudo de localização ficou decidido implantar a unidade de produção etenono Pólo Petroquímico de Camaçari (BA), a fim de diminuir a tributação ICMS e minimizar gastos com logística, diminuindo, total ou parcialmente a dependência externa na região escolhida.Este local além de oferecer isenção e redução de impostos, também é extremamente favorável em relação ao escoamento da produção, pois possuem vários meios de transporte próximos, como portos e rodovias.
Os estudos preliminares, técnico e econômico para a implantação de uma planta industrial de produção de eteno obteve resultados satisfatórios para capacidades elevadas. O estudo técnico forneceu bases (balanços materiais e energéticos) para o dimensionamento dos equipamentos e orçamento dos mesmos, em seguida o estudo econômico realizou uma análise quantitativa dos gastos e retorno para a unidade em um período de 10 anos. Neste estudo foi considerado que a taxa mínima de atratividade era de 15% e o VPL/INV não poderia ser menor que 2.
A planta irá fornecer uma capacidade de operação de 750.000 t/ano trazendo um retorno VPL/INV de 1,9 e uma TIR 38%. Quando operada em sua capacidade máxima de 950.000t/ano o retorno fornecido de VPL/INV será de 2,25 e uma TIR de 44% atendendo as expectativas de atratividade do investimento. Encontrado a capacidade de operação foi realizada uma análise de sensibilidade dos preços de matéria prima e produto, está análise foi de extrema importância devido à visualização do menor valor possível que se poderá vender o produto Eteno (US$ 200/ t Produto) e o maior valor possível que se poderá comprar a matéria prima Gás de xisto (US$ 160/ t Matéria Prima).
Sumário
1. OBJETIVOS
2. DESCRIÇÃO DO PROCESSO........................................................................................4
3. ESTUDO DE MERCADO
4. ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO
4.1. MATÉRIA PRIMA
4.2. DISPONIBILIDADE DE ÁGUA, ENERGIA E TERRENO
4.3. TRANSPORTE
4.4. MÃO DE OBRA
4.5. IMPOSTOS
4.6. REQUISITOS AMBIENTAIS
4.7. DEFINIÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DA UNIDADE
5. ESTUDO TÉCNICO
5.1 DIMENSIONAMENTO DOS EQUIPAMENTOS PRINCIPAIS
5.1.1 Trocador de calor
5.1.2 Compressores
5.1.3 Bombas
5.1.4 Forno
5.1.5 Tanques
5.1.6 Vasos de pressão
5.1.7 Adsorvedoras
5.1.8 Coluna de destilação
5.1.9 Reboiler
5.1.10 Esfera
6. ESTUDO ECONÔMICO
6.1. CUSTO DOS EQUIPAMENTOS PRINCIPAIS
...