TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO DA CAFEINA DO CHÁ PRETO POR INFUSÃO

Por:   •  6/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E NATURAIS – ICEN

FACULDADE DE QUÍMICA

CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL

QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

PROF: ANDREY

EXPERIMENTO 1: EXTRAÇÃO DA CAFEINA DO CHÁ PRETO POR INFUSÃO

Belém/PA – 2021

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E NATURAIS – ICEN

FACULDADE DE QUÍMICA

CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL

QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

PROF: ANDREY

EXPERIMENTO 1: EXTRAÇÃO DA CAFEINA DO CHÁ PRETO POR INFUSÃO

Discentes:

Celine Dion

Kevin Lucas 201710940014

Luís Nelson

Paula Meneses

Belém/PA – 2021

INTRODUÇÃO

É muito comum na química a separação da fração ativa de alguma substância para a produção de diversos produtos ou mesmo para o estudo dos mesmos, para isso são empregados diversos métodos de extração dessas frações ativas que vão desde métodos mais simples e menos seletivos até métodos sofisticados que necessitam de equipamentos mais específicos e uma mão de obra mais qualificada. Entre os diversos métodos de extração podemos citar: a maceração e a percolação, que são métodos de extração a frio, e a infusão, a decocção e a extração por via sohxlet que são métodos de extração a quente.

A infusão é um processo simples e pouco seletivo que pode ser utilizado na produção de remédios e bebidas em geral, se baseia na adição do material que se deseja fazer a extração em uma solução de solvente quente (geralmente a água) por um determinado período de tempo, geralmente de 15 a 20 minutos.

Entre as diversas substâncias químicas que podem ser extraídas por esse tipo de método podemos citar a cafeína como um exemplo bastante conhecido. A cafeína é um composto químico classificado como alcaloide do grupo das xantinas, sua formula química é C8H10N4O2, é encontrada em algumas plantas e geralmente é consumida em forma de bebida, como estimulante.

Figura 1 – formula estrutural da cafeína

A cafeína apresenta-se sob a forma de um pó branco ou pequenas agulhas. É extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo. Doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo também dilatação dos vasos periféricos. A cafeína é encontrada nos grãos de café, nas folhas de chá e de mate, no guaraná, no cacau, etc.

O chá preto é o tipo de chá mais comum no ocidente, tanto em saquinho quanto em folhas. Ele é derivado da espécie Camellia sinensis, plantada principalmente na India e na China, no Brasil há poucas plantações, mas já foram observados exemplares crescendo na mata sem a interferência humana, o que mostra que o clima deste país é muito favorável à plantação de chá em larga escala. Frequentemente, o cultivo da Camellia sinensis no Brasil está associado a colônias japonesas, como ocorre no município de Registro, localizado na região sul-atlântica, no interior do estado de São Paulo.

Os constituintes químicos presentes no chá preto são principalmente cafeína, polifenóis, flavonoides e catequinas (Pazin, W. J. G., 2010). Um xicara de 240 mL de chá preto tem em média de 45 a 60 mg de cafeína enquanto a mesma xicara de café vai apresentar de 60 a 120 mg, é um dos chás que apresenta maior quantidade de cafeína em sua composição. Algumas de suas características são ajudar a prevenir doenças degenerativas, auxiliar na digestão, acelerar o metabolismo contribuindo para o emagrecimento, proteger o coração e melhorar o humor.

OBJETIVO GERAL

Realizar a extração da cafeína a partir do chá preto utilizando o método de infusão

OBJETIVO ESPECIFICO

Utilizar do método de infusão na extração da cafeína

Realizar testes de caracterização a partir do fator de retenção

Comparar temperatura de ebulição como método de caracterização

MATERIAIS

Béquer

Proveta 50 mL

Funil de separação

Funil

Papel filtro

Carbonato de sódio

Diclorometano

Sachê de chá preto

METODOLOGIA

Em um béquer foi adicionado 300 mL de água destilada, aquecido até ebulição em um fogão. Em seguida o fogo foi apagado e os sachês de chá preto foram pesados e deixados em infusão com a água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com