Equações para o cálculo de densidade na prática
Por: Pedrodsilva • 11/9/2016 • Relatório de pesquisa • 2.220 Palavras (9 Páginas) • 338 Visualizações
Sumário
1. Introdução
1.1. Equações para o cálculo de densidade na prática
2. Objetivo
3. Parte Experimental
3.1. Materiais
3.2. Equipamentos
3.3. Reagentes
4. Procedimentos
4.1. Método do densímetro
4.2. Método do picnômetro
5. Resultados e Discussão
5.1. Método do Picnômetro
5.2. Método do densímetro
6. Conclusão
7. Referências bibliográficas
8. Anexos
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Densidade da água em várias temperaturas (1atm) 07
Tabela 2 – Método do picnômetro: dados do experimento 09
Tabela 3 – Método do densímetro: dados do experimento 10
Tabela 4 – Quadro comparativo: Densidades obtidas nos diferentes experimentos comparadas ao valor indicado no Handbook. 11
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Densímetro 8
Figura 2 – Picnômetro 8
- Introdução
As propriedades dos materiais são divididas em dois grupos, o primeiro grupo é o das propriedades químicas que são aquelas que descrevem as interações entre substancias e suas transformações estruturais. Quando as substâncias são coletadas e analisadas, alteram a composição química da matéria, ou seja, referem-se a uma capacidade que uma substância tem de transformar-se em outra por meio de reações químicas
O segundo grupo, o das propriedades físicas, não envolve mudanças na estrutura e na identidade das substâncias, ou seja, essas propriedades podem ser mensuradas e analisadas sem modificar a composição dos compostos.
As propriedades físicas podem ser classificadas como extensivas ou intensivas. As extensivas são as grandezas que dependem da quantidade de matéria no sistema analisado, como a massa e o volume. A densidade, a pressão e a temperatura por serem grandezas que independem da quantidade de matéria são classificadas como intensivas.
A pressão e a temperatura em geral influenciam a densidade da substancia.
A densidade como já dito, é importante para a determinação da pureza de amostras como exemplo, existe a determinação que nas bombas de combustíveis, deve haver um densímetro para que se possa analisar a qualidade dos compostos, a densidade é definida como o quociente entre a massa e volume ocupado pela substância em análise:
ρ = m/v Equação 1
onde m é a massa em gramas e v o volume em mL da substancia em estudo.
Alguns dos métodos de determinação de densidade de líquidos são:
- Medidas de massa do líquido que ocupa um volume conhecido
- Picnômetro
- Balão volumétrico
- Flutuação baseado no principio de Arquimedes.
- Equações para o cálculo de densidade na prática
De posse do valor da massa do picnômetro vazio e da massa do mesmo repleto de água destilada será possível calcular o valor do seu volume, a partir da Equação 2:
V= Equação 2[pic 1]
Onde, por ter sido tarada a balança com a medida da massa do picnômetro, m1 corresponde à massa de água destilada dentro do picnômetro e a densidade da água () será correspondente ao valor da temperatura de 25ºC, a qual predominava no ambiente durante a execução da prática.[pic 2]
Após se obter o volume do picnômetro é possível calcular o valor da densidade, , de cada amostra, com base na equação 3:[pic 3]
Equação 3[pic 4]
Onde mi corresponde à massa da solução pesada no picnômetro,visto que a balança encontrava-se tarada com a medida da massa do picnômetro vazio, e V o volume encontrado para o picnômetro.
Tanto para o método do picnômetro quanto para o método do balão volumétrico, as equações acima são válidas.
- Objetivo
- Determinar a densidade da água e de soluções aquosas utilizando o método do picnômetro e do densímetro, aferindo no final da prática qual é o método mais preciso e qual é mais exato.
...