Experimento Quimico com vela
Por: SkipShake96 • 25/7/2015 • Trabalho acadêmico • 511 Palavras (3 Páginas) • 767 Visualizações
Experimentos realizados na sala de laboratório da instituição, sendo dividido em equipes da turma I na data de 27/05/2015.
EXPERIMENTO Nº01 – VELA
Materiais e reagentes
1 pedaço 5 cm de Vela
1 Becker de 100 ml; *(utilizado por nossa equipe)
1 Becker de 250 ml;
1 Becker de 400 ml;
1 palito de fósforo;
Neste experimento cada grupo utilizou um tamanho diferente de Becker (100, 250 e 400ml), e os materiais na mesma quantidade (pedaço de vela e fósforo).
Ascendemos o fósforo, em seguida a vela, e depois cada grupo colocou o Becker de cabeça para baixo sobre a vela acesa. Observamos que para os Beckers maiores, devido a quantidade de oxigênio aprisionado em maior quantidade, a vela permaneceu por mais tempo acesa.
EXPERIMENTO Nº02 – PASTILHA DE AÇUCAR
Materiais e reagentes
2 medidas de açúcar cristal
1 medida de bicarbonato de sódio;
2 ml de álcool;
200 gr de areia média;
1 Almofariz;
1 Espátula;
1 Pera;
1 Pipeta;
1 Forma;
1 caneta;
1 folha de papel toalha;
1 fósforo.
Dentro de um almofariz e com auxílio da espátula, misturamos 2 medidas de açúcar cristal a 1 medida de bicarbonato de sódio, homogeneizando essa massa, em seguida, fazendo uso da pipeta com a pera, adicionamos 2 ml de álcool junto a massa homogeneizada. Com o uso da espátula, preenchemos a forma, e, utilizando uma caneta, prensamos a massa até obter o resultado de uma pastilha, a qual foi desformada sobre uma folha de papel toalha, onde foi feito sua secagem a temperatura ambiente.
Após lavagem do almofariz, preenchemos o mesmo com aproximadamente 200gr de areia, abrindo um orifício sobre a areia, o qual receberá a pastilha, de forma em que 50% da pastilha fique em exposição e a outra metade dentro do orifício na areia.
Com o uso da pipeta e a pera, colocamos 5 ml de álcool sobre a areia de forma circular ao redor da pastilha. Ascendemos o fosforo sobre a areia embebedada de álcool.
Neste experimento, observamos a queima da pastilha, formando uma espécie de suspiro em forma de carvão, e, na medida em que ia queimando, seu tamanho crescia. Ao final da reação, notamos que a pastilha não queimou até o fim. Conforme observação da equipe, esse fato se deu por conta da pastilha não estar totalmente seca e pela quantidade baixa de alcool sobre a areia, resultando num menor aquecimento por parte da areia que envolvia a pastilha.
Observações do experimento dos outros grupos (???)
EXPERIMENTO Nº03 – ALGODÃO
Materiais e reagentes
1 Almofariz
2 Becker de 100ml
1 bastão de vidro
1 conta gotas
20 ml de Acido Sulfúrico (H2SO4);
10 gr de Permanganato de Potássio;
1 pedaço de algodão;
20 ml de Álcool.
Com um pedaço de algodão, (não deixar o algodão prensado, ficando de forma solta) dentro do almofariz, e fazendo uso do conta gotas, colocamos 10 gotas de álcool.
Neste experimento, utilizamos em cada Becker isoladamente uma pequena quantidade de de Ácido Sulfúrico e também Permanganato de Potássio. Com o uso do bastão de vidro, embebedamos a ponta no H2SO4, em seguida, o mesmo bastão em outro Becker sobre o Permanganato de Potássio. Colocamos o bastão sobre o algodão e observamos a reação de combustão imediata sobre o algodão.
...