Extração de Óleos Essenciais de Cravo
Por: Franciele Martins • 31/8/2017 • Ensaio • 1.819 Palavras (8 Páginas) • 529 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
DEPARTAMENTEO DE QUÍMICA – FACET
ATIVIDADE 5: DESTILAÇÃO SOB ARRASTE A VAPOR
Disciplina: Química Orgânica I Turma: Q
Data do experimento: 14/02/2017 Data de entrega: 07/03/2017
Professor: Rodrigo Moreira Verly
Autores:
Eliane Cristina Costa
Franciele Martins de Queiroz
Wingston Walter do Nascimento Damasceno
Diamantina
- INTRODUÇÃO
Os óleos essenciais são misturas complexas, com muitos constituintes, contendo proporções variáveis de ésteres, éteres, álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas e hidrocarbonetos de estrutura aromática ou terpênica (POVH et al., 2001; SIMÕES; SPITZER, 1999)
O cravo-da-índia (Eugenia caryophyllata Thunb.) em português deriva da palavra latina clavus, que significa “prego”, devido a sua aparência física (Figura 1). É uma planta arbórea, nativa das Ilhas Molucas (Arquipélago da Insulíndia, Indonésia), possui odor fortemente aromático, sabor ardente e característico. Das sementes, de aroma ativo, extrai-se o ácido eugênico, incolor e de sabor picante. Sua composição química é constituída principalmente por eugenol, acetato de eugenol, beta cariofileno, ácido oleânico, e substâncias das classes: triterpeno, ceras vegetais, cetonas, resinas, taninos e esteróis. O eugenol apresenta efeito anti-inflamatório, cicatrizante, analgésico e é eficaz no combate e diminuição de bactérias presentes na boca (NASCIMENTO et al., 2000). A concentração desta substância depende da porção a qual foi analisada e da região em que esta planta foi cultivada.
[pic 1]
Figura 1. Cravo da Índia.
Para a obtenção de óleos essenciais, em sua maioria, é utilizado o processo de destilação por arraste a vapor (Figura 2), ou de um modo mais geral, por hidrodestilação. Esse método é um meio muito utilizado para separação e purificação de compostos orgânicos.
Nesta prática é utilizado cravo da índia onde é submetida a uma corrente de vapor, através da evaporação da água, esse vapor passa pela membrana da célula da matéria prima (cravo da índia). A mistura de vapores que é formada é arrastada, condensada e por fim extraída através do processo líquido-líquido usando um solvente orgânico bem volátil, que em seguida usa-se o banho maria para evaporar o solvente orgânico, tudo isso, utilizando-se um evaporador rotatório para que finalmente tenha-se o óleo essencial (Borsato, Aurélio Vinicius, et al.)
[pic 2]
Figura 2. Destilação sob arraste a vapor.
Isso é explicado pela pressão de vapor que se iguala a pressão atmosférica e logo ocorre à ebulição, com a pressão de vapor da água elevada em contado com o sólido a substância presente na planta também entra em ebulição rapidamente, pois se sabe que pela Lei de Dalton (misturas imiscíveis), que uma mistura de vapores líquidos terá uma pressão total igual á soma das pressões de cada componente.
2- OBJETIVOS
Introduzir a técnica da destilação por arraste a vapor e através deste isolar componentes essências de plantas.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais utilizados
- Condensador reto
- Balão de destilação
- Balão de fundo redondo
- Tubos de vidro curvo
- Alonga de vidro
- Erlenmeyer
- Garras
- Mangueiras para condensador
- Perolas de vidro
3.2 Reagentes utilizados
- Cravos
- Água destilada
- Cloreto férrico 10%
- Nitrato de prata 10%
- Reagente Lucas
- Permanganato de potássio 5%
3.3 Procedimentos Experimentais:
3.3.1 Parte 1- Obtenção do óleo:
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7][pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12]
[pic 13]
3.3.2 Parte 2- Identificação das funções orgânicas na amostra:
[pic 14]
[pic 15]
[pic 16][pic 17][pic 18]
[pic 19][pic 20]
[pic 21][pic 22]
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
O processo de extração por arraste de vapor é um processo que permite a separação de componentes voláteis, onde não são necessárias temperaturas altas, o que evita a decomposição térmica. O processo de destilação sob arraste a vapor pode ser feito com plantas como o cravo, noz moscado, dentre outras. No experimento foi utilizado o cravo.
O cravo é uma planta que tem uma semente com aroma ativo, de onde pode se extrair o ácido eugênico, incolor e de gosto picante, o óleo essencial de cravo extraído dos botões floríferos, é extraído preferencialmente pelo processo de arraste a vapor, pois este método oferece maiores abundâncias de eugenol.
Dentre os constituintes do cravo três tipos existem com maior predominância e são eles: o Eugenol(de 70 a 90% figura 3), o Acetato de Eugenilo(10 a 15% figura 4), e o Humuleno(figura 5 ) e Cariofileno (de 5 a 12% figura 6) juntos eles representam 99% de sua composição.
[pic 23] [pic 24]
Figura 3-Fórmula do Eugenol Figura 4-Fórmula do Acetato de Eugenilo
[pic 25] [pic 26]
Figura 5-Fórmula do Humuleno Figura 6-Fórmula do Cariofileno
Na primeira parte do prática, foi feito a destilação por arraste a vapor do cravo da india, e observou-se que este método foi utilizado para a separação de misturas que emprega o vapor da água para volatilizar o óleo do cravo,onde a pressão da água em ebulição arrastou consigo as substâncias presentes na planta. Houve as caracterizações e testes para analisar a presença de carbonilas, insaturações,e classificações do aloóis.
...