Extração da cafeína por cromatografia
Por: Ricardo Camara • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.594 Palavras (15 Páginas) • 357 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO - “Prof. José de Souza Herdy”
UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
QUÍMICA
IEN 165-20 Química Orgânica I – Prática de Laboratório
Fabiano de Figueiredo da Silva - 5107078
Resumo sobre Extração da cafeína
Duque de Caxias – RJ
2016
Fabiano de Figueiredo da Silva
Extração da cafeína.
Trabalho de Química Orgânica I – Prática de Laboratório apresentado à Universidade do Grande Rio – “Prof. José de Souza Herdy” como parte dos requisitos necessários para aprovação na disciplina.
Professor: Carlos Henrique Creppe, Mestre
Duque de Caxias – RJ
2016
RESUMO
Os processos de extração da cafeína de materiais, solúveis e insolúveis em água, para preparação de bebidas estimulantes estão abaixo descritos. Materiais solúveis em água estão descritos como sendo chá instantâneo e café e os materiais insolúveis como, além de outros, guaraná em pó e folhas de mate. A extração da cafeína dos materiais solúveis em água, especialmente em chá instantâneo é ideal para o ensino nos laboratórios de química orgânica do que o clássico experimento usando folhas de chá devido à economia do tempo e da quantidade maior de cafeína que é extraída. O procedimento é de curto tempo, levando, com duração de apenas um período de 4 horas. O procedimento à seguir ilustra o processo de extração (sólido-líquido) e pode ser realizado em laboratórios com estudantes de graduação em química orgânica.
Palavras-Chave: Cafeína, extração, orgânica.
Abstract
Caffeine extraction procedures from water soluble and water insoluble materials for preparing stimulating beverages are described. Water soluble materials used were instant tea and coffee and water insoluble materials were, among others, guaraná powder and mate leaves. The extraction of caffeine from water soluble materials, especially instant tea, is more suitable for an organic chemistry teaching laboratory than the classic experiment using tea leaves, due to the economy of time and a larger amount of extracted caffeine. The procedure is time-saving and requires only a four-hour period. The experiments illustrate the extraction process as used in undergraduate organic chemistry laboratories.
Keywords: Caffeine, extraction, organic.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
FIGURA 1 – Fórmula estrutural da cafeína 10
FIGURA 2 – Gráfico da porcentagem de cafeína bruta extraída de bebidas estimulantes usando-se dois métodos. _ _ 11
FIGURA 3 – Resultados obtidos na extração da cafeína de várias bebidas estimulantes de amostras solúveis e não solúveis em água. 11
FIGURA 4 – Diagrama de fases da cafeína 11
FIGURA 5 – Esquema de montagem para realizar uma purificação por sublimação 11
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 A CAFEÍNA
2.1 Sublimação
3 PARTE EXPERIMENTAL
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS E NOTAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
O isolamento de compostos orgânicos a partir de fontes naturais é um tipo de experimento muito empregado em disciplinas experimentais de química orgânica. A extração de cafeína das folhas de chá mate (Ilex paraguariensis) é um exemplo bastante popular em livros texto de química orgânica experimental1 e artigos em revistas especializadas2-4. Esse experimento geralmente é empregado nas disciplinas iniciais de química orgânica, onde são apresentadas as principais técnicas de isolamento, purificação e caracterização de substâncias. O experimento alia a motivação do estudante, através da utilização de um produto de uso cotidiano, ao aprendizado de técnicas de extração com solventes e purificação de substâncias naturais, no caso a cafeína. Além disso, os reagentes empregados são de baixo custo e não tóxicos. Com o mesmo propósito, embora de forma menos abundante, a literatura cita a extração de cafeína a partir de outras fontes como, por exemplo, o café (Coffea arabica)5 e o chá preto (Camellia sinensis)6. A erva mate (Ilex paraguariensis) e o guaraná (Paullinia cupana)7 também contêm cafeína, contudo, no melhor do nosso conhecimento, a utilização destes materiais com este propósito ainda não foi descrita na literatura. Neste trabalho, descreve-se a extração de cafeína a partir de bebidas estimulantes utilizando-se dois métodos: um, para amostras solúveis em água, que pode ser aplicado em disciplinas de quatro horas de duração e outro, para amostras insolúveis em água, que requer dois períodos não consecutivos em disciplinas de quatro horas de duração.
...