FABRICAÇÃO DE GEL DENTAL
Por: jean.azevedo • 26/10/2018 • Relatório de pesquisa • 627 Palavras (3 Páginas) • 131 Visualizações
INSTITUTO METROPOLITANO DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS
CURSO DE PROCESSOS QUÍMICOS
CLEYSSON RIBEIRO LIMA MARQUES
JEAN VITOR DA SILVA AZEVEDO
THAINÁ PRISCILA SOUZA VINHAL
FABRICAÇÃO DE GEL DENTAL
ANÁPOLIS – GO
2018[pic 1]
INSTITUTO METROPOLITANO DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS
CURSO DE PROCESSOS QUÍMICOS
CLEYSSON RIBEIRO LIMA MARQUES
JEAN VITOR DA SILVA AZEVEDO
THAINÁ PRISCILA SOUZA VINHAL
FABRICAÇÃO DE GEL DENTAL
Relatório apresentado como requisito parcial de verificação de aprendizagem para a disciplina de Tecnologia Farmacêutica prática, ministrada pelo professor Eduardo Lopes de Paula.
ANÁPOLIS – GO
2018[pic 2]
- INTRODUÇÃO
Creme dental, gel dental ou pasta de dente, é um creme utilizado na higienização bucal, normalmente utilizado com uma escova de dente. Seu registro mais antigo é um manuscrito egípcio no século IV a.C que fazia referência a uma pasta feita a partir de sal, pimenta, folhas de menta e flores de íris. No entanto, o creme dental chegou ao público geral apenas no século XIX com o dentista americano Washington Sheffield1.
Bijella (1993) enfatiza que a educação em saúde bucal significa aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades, atitudes e construção de valores que levem o paciente e/ou seus pais a agirem, no seu dia-a-dia, em benefício da própria saúde bucal e da saúde dos outros. Ressalta que a educação em saúde, realizada no ambiente escolar, pode favorecer o envolvimento da criança para trabalhar e construir novos conhecimentos, facilitando a mudança de atitudes, hábitos e cuidados, na faixa etária pré-escolar e escolar. E este é um desafio que não é exclusivo do cirurgião-dentista2.
A saúde bucal, implícita na saúde integral, está relacionada às condições socioeconômicas e culturais da população. Como observa Porto (2002), a saúde bucal está diretamente relacionada às condições de alimentação, moradia, trabalho, renda, meio ambiente, transporte, lazer, liberdade, acesso a serviços de saúde e informação. Nesse sentido, a luta pela saúde bucal está, fundamentalmente, ligada à luta pela melhoria dos determinantes sociais, políticos e econômicos3.
- OBJETIVOS
Produção de gel dental em escala laboratorial.
- METODOLOGIA
- MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
- Agitador magnético;
- Água purificada;
- Béqueres;
- Carmelose (Hidroximetilcelulose);
- Celulose;
- Espátulas;
- Glicerol;
- Lauril Sulfato de Sódio;
- Sacarina Sódica.
- PROCEDIMENTO
- Pesou-se 2g de carmelose em um béquer e dispersou-se esta em 20g de glicerol;
- Solubilizou-se 100mg de sacarina sódica em 200 mL de água purificada, em um béquer, e adicionou-se aos poucos o lauril sulfato de sódio sobre agitação branda;
- Verteu-se na solução aquosa a carmelose dispersa em glicerol, permanecendo com agitação branda;
- Deixou-se em repouso a solução homogênea para obtenção do gel e estabilização da espuma.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Não utilizamos a celulose, pois não possuímos esta matéria-prima disponível no laboratório. E também substituímos a utilização da carboximetilcelulose pela hidroximetilcelulose, pois esta também realiza a função de aglutinante. Utilizamos o glicerol como agente umectante, para melhorar a aparência e consistência do gel e também para evitar a secagem. O lauril sulfato de sódio irá desempenhar o papel de tensoativo e a sacarina sódica irá promover um sabor adocicado para o gel dental.
Não realizamos nenhum teste de controle de qualidade no gel dental produzido. E também não foi detectado anomalias no decorrer da produção.
...