FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
Por: Gleydson Ferreira • 15/10/2018 • Trabalho acadêmico • 552 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
C. E. LICEU MARANHENSE
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSOR: JURANDIR
COMPONENTES: Mauro Matheus, Maxell
QUÍMICA: CINÉTICA
São Luís – MA
2018
CINÉTICA
É parte da química que estuda as velocidades das reações e os fatores que a influenciam.
FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO.
A velocidade de uma reação química depende de vários fatores: da superfície de contato entre os reagentes, da temperatura, da concentração das substancias reagentes e da presença de catalizador. Um exemplo bem comum é a forma como são conservados os alimentos, pois sua deterioração ocorre por meio de reações químicas.
SUPERFÍCIE DE CONTATO
Quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, maior a velocidade da reação.
Ex.: 4fe + 302 → 2fe203, uma palha de aço reage muito rapidamente que uma barra de ferro ao ser levada ao fogo, porque a área de contato da palha de aço apresenta-se com um nível bem maior de oxigênio do que o ar da barra de ferro, por isso, na palha de aço, a reação é mais rápida.
TEMPERATURA
Independentemente de uma reação ser exotérmica ou endotérmica, qualquer uma delas de quantidades mínimas de energia para acontecer. Essa energia é chamada de energia de ativação. Quando liberamos a saída de gás de um fogão, a reação de combustão somente irá acontecer se aproximarmos uma fonte de energia; seja um palito de fósforo, seja uma faísca elétrica.
Reações que ocorrem à temperatura ambiente são aquelas em que a energia cedida por meio externo já é suficiente para sua realização. O aumento da temperatura faz com que um maior numero de moléculas adquira essa energia mínima e, com isso, tenham maior velocidade reacional.
Quando ocorre a diminuição da temperatura, acontece o efeito inverso. Por esse motivo, alimentos guardados em um freezer levam muito mais tempo para se estragar do que os deixados á temperatura ambiente.
CONCENTRAÇÃO DOS REAGENTES
Quanto maior a concentração dos reagentes maior a velocidade de uma reação, pois a possibilidade de ocorrer uma colisão efetiva entre as moléculas aumenta por unidade de tempo.
Ex.: 2HCL + MG → MGCL2 + H2, há mais desprendimento de gás hidrogênio na reação mais concentrada, indicando maior velocidade em relação a mais diluída.
ADIÇÃO DE CATALISADOR
Catalisadores são substancias com capacidade de acelerar determinadas reações químicas. Interagem com os reagentes, fazendo com que a reação seja mais difícil de ocorrer, ocasionando um aumento na formação de produtos por unidade de tempo.
Por causa dessas características, os catalisadores são muito utilizados em industrias químicas, pois, quanto maior a velocidade da reação, mais eficiente é o processo e menor o tempo gasto para obtenção de determinada substancia.
Se deixarmos o peroxido de hidrogênio (H2O2) em um recipiente aberto, aos poucos vai ocorrer uma reação de decomposição em agua e oxigênio.
[pic 1]
Porem, se introduzisse no recipiente uma placa de platina, a reação ocorrerá muito mais rapidamente. O desprendimento gasoso em torno da platina, que, neste caso, é o oxigênio (O2). A platina atuou como catalisador, acelerando a reação.
...