FATORES QUE INFLUENCIAM NA VELOCIDADE DAS REAÇÃO
Por: fiec2015 • 5/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 801 Visualizações
[pic 1] RELATÓRIO[pic 2] |
Curso: TÉCNICO EM QUÍMICA MÓD: II PERÍODO: MANHA No da Equipe: 06 Nome dos Alunos: Jean Brito, Joaquim Oliveira, Bianca Araújo. Componente Curricular: FISICO QUIMICO II Professor(a): MARIANA BARCE Data: 02 /12 /2014 |
FATORES QUE INFLUENCIAM NA VELOCIDADE DAS REAÇÃO
OBJETIVOS:
Observar os diferentes fatores que influenciam na velocidade da reação.
Fundamentos teóricos:
Os principais fatores que influenciam a velocidade das reações químicas são: luz, temperatura, forma de contato, concentração, estado nascente e catalisador.
Luz: Algumas reações são favorecidas pela luz. Ex: decomposição da água oxigenada.
Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, a velocidade da reação será maior.
Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato, maior o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, maior será a velocidade da reação.
Concentração: O aumento da concentração dos reagentes aumenta a velocidade da reação.
Catalisador: É uma substância que aumenta a velocidade de uma reação, permanecendo inalterado qualitativa e quantitativamente no final da reação.
Os catalisadores não alteram a variação de entalpia de uma reação, mas diminuem a energia de ativação dela. O abaixamento da energia de ativação é que determina o aumento da velocidade da reação.
Pressão: Quanto maior a pressão num sistema gasoso, menor é o volume ocupado pelos reagentes e maior é a velocidade da reação.
Energia de ativação: É a energia mínima necessária para a formação de um complexo ativado e para que ocorra uma reação.
Enzima: É uma proteína que atua como catalisador em reações biológicas. Caracteriza-se pela sua ação específica e pela sua ação atividade catalítica.
Estado nascente: Uma substância se acha no estado nascente quando está se formando no momento de reagir. Encontra-se pois, em forma de átomos e é mais reativa que sob forma de moléculas.
Observações efetuadas:
1º procedimento: influencia da luz
O filtrado que ficou na presença da luz mudou de cor, ficando cinza.
O filtrado que ficou no escuro permaneceu branco.
2º procedimento: influencia do estado físico dos reagentes
Ao adicionar acido tartarico ao bicarbonato de sódio não houve reação aparente por se tratarem de dois produtos sólidos ao adicionar a água observou uma efervescência, formando um liquido incolor e o resfriamento da solução.( processo endotérmico)
3º Procedimento; Influencia da temperatura
Adicionar se bicarbonato de sódio,em duas amostra sendo a primeira com água quente e a segunda agua fria ,observa se e compara a ordem
em que terminaram as reações ,com água gelada não houve alteração o com água quente houve uma verventaçáo liberando um gás CO2 o resultado foi rapidamente eficiente com água quente . e o aumento da temperatura da solução (processo exotérmico).
4º Procedimento: influencia da superfície de contato dos reagentes
O acido agiu mais rápido no zinco em forma granulada e mais lento em forma de placas.
Formando um precipitado escuro no fundo do tubo.
5º Procedimento: influencia da presença de um catalisador
Ao adicionar a água oxigenada na batata iniciou-se o processo de decomposição da mesma, formando sobre a batata uma espuma branca.
Ao adicionar bióxido em presença do acido clorídrico mais concentrado, hove uma ferventação formando espuma branca , liberando gás oxigênio, os dois são catalizadores .
6º Procedimento: influencia da concentração
Hove uma reação muita rápida ,o mesmo mudou de cor ,hove aquecimento no tubo e se tornou apenas precipitado .
...