Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento de Química
Por: murilocaruso • 9/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.131 Palavras (9 Páginas) • 276 Visualizações
Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Departamento de Química
[pic 1]
Geoquímica
(5930685)
Prova 1
DOCENTE
ALUNO
Murilo MB
DATA 14/09/2018
Questão 1.
a) Faça uma pesquisa sobre a forma, tamanho, peso e densidade da Terra. Discorra sobre a composição
da Terra e da crosta terrestre.
b) Esquematize as placas tectônicas e correlacione com as estruturas vulcânicas e terremotos.
Questão 2.
a) Quais os fatores que influenciam a formação de um solo? Explique de maneira sucinta os horizontes de um solo.
b) Conceitue solo do ponto de vista químico e explique como a qualidade do mesmo pode influenciar a qualidade de vida da população local. O que é passivo ambiental?
Questão 3.
a) A permeabilidade depende: da taxa com a qual um fluido pode escoar, da composição do solo (consistência e granulometria), caracteristicas do fluido, índice de vazios, estrutura e grau de saturação. Levando em consideração estes fatores, classifique em ordem decrescente de permeabilidade os seguintes solos: siltoso, arenoso e argiloso.
b) Como se formam os minerais? O que são minerais primários e secundários? Dê um exemplo de cada. Pesquise sobre as propriedades físicas dos minerais: dureza, clivagem, fratura, brilho, cor, densidade. Qual a importância da carga líquida negativa nas argilas minerais?
Trabalho 1 – Geoquímica
- a) Faça uma pesquisa sobre a forma, tamanho, peso e densidade da Terra. Discorra sobre a composição da Terra e da crosta terrestre.
Formato de geoide, arredondado mas com os polos achatados.
Peso - 5,972x1024 kg
Diametro: 12.742 km
Volume: 1,08321×1012 km³
Densidade: 5,51 g/cm³
Sobre a composição da terra, pode-se dizer que pela gravidade da terra e pela alta temperatura em sua formação, pode-se observar que os elementos mais densos e pesados ficaram concentrados na porção central da terra (o núcleo) e os elementos menos densos tenderam a se concentrar na crota da terra. Assim pode-se dizer que, no geral, a terra é contituida de composições diferentes em suas determinadas partes. No núcleo há uma concentração quase total de ferro e níquel fundido. No manto há, predominantemente magneseio, ferro, silício e oxigênio. E na crosta terreste, se concentra os elementos mais leves, como oxigênio, silício, alumínio, cálcio, potássio e sódio e em elementos radioativos.
Em termos de porcentagem, a terra no geral tem 35% de ferro, 30% de oxigênio, 15% de silício, 13% de magnésio, 2,4% de níquel, 1,9% enxofre, 1,1 calcio, 1,1 alumínio e <1% dos outros. Mas, olhando somente para a crosta temos: 46% de oxigênio, 28% silício, 8% alumínio, 6% ferro, 4% magnésio, 2,4% cálcio, 2,3 potássio, 2,1 sódio e <1% outros.
b) Esquematize as placas tectônicas e correlacione com as estruturas vulcânicas e terremotos.
[pic 2]
- a) Quais os fatores que influenciam a formação de um solo? Explique de maneira sucinta os horizontes de um solo.
Os fatores que influenciam a formação do solo e estão ligados as suas características, como o tempo da sua constituição, a sua profundidade, sua estrutura e sua composição, são:
- Material de Origem:
- Relevo:
- Organismos vivos:
- Clima:
- Tempo
- Horizonte O (orgânico) - o grupo O é constituído por horizontes orgânicos que se formaram sobre o solo mineral. Aí se encontram detritos derivados da morte de plantas e animais.
- Horizonte A - são os horizontes minerais de nível mais elevado. Contêm uma forte mistura de matéria orgânica decomposta (humificada), que tende a dar a cor escura aos horizontes seguintes.
- Horizonte E - são os horizontes que apresentam o máximo de lixiviação ou eluviação de argila, ferro, óxidos de alumínio, que coloca de lado uma concentração de minerais resistentes, tais como quartzo, areias e vasos. O horizonte E é geralmente mais claro que o horizonte A e está colocado imediatamente a seguir ao horizonte A.
- Horizonte B (iluvial) - a subsuperfície do horizonte B inclui camadas nas quais a iluviação de materiais se realizou na zona superior, mas também muitas vezes na zona inferior. Nas regiões húmidas, os horizontes B são as camadas onde ocorre o máximo de acumulação de materiais tais como óxidos de ferro e alumínio, e argilas. Nas regiões áridas e semiáridas, o carbonato de cálcio, o sulfato de cálcio e outros sais podem ser acumulados neste horizonte B.
O horizonte B é muitas vezes incorretamente referido como subsolo.
- Horizonte C - é um horizonte constituído por material não consolidado, situado abaixo dos horizontes A e B. Pode ser constituído, ou não, com os mesmos materiais ou materiais semelhantes aos que formam o solo arável. Este horizonte não abrange as zonas onde ocorrem a maioria das atividades biológicas e, em geral, é muito pouco afetado pelos processos que originam os horizontes situados acima dele. As zonas superiores deste horizonte podem, com o tempo, vir a fazer parte do solo, devido à meteorização e erosão contínua.
- Camada R - é constituída por rocha consolidada, evidenciando a existência de pouca ou nula meteorização.
b) Conceitue solo do ponto de vista químico e explique como a qualidade do mesmo pode influenciar a qualidade de vida da população local. O que é passivo ambiental?
Nos solos, em geral, há uma predominância de Si e Al devido a abundância destes elementos nas rochas da superfície terrestre.
.
Os altos teores de ferro e alumínio em alguns solos são resultantes de materiais de origem mais ricos, nesses elementos, e da concentração residual após a perda gradativa por meio da lixiviação dos demais elementos do solo decorrente do processo de intemperismo.
...