TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica ondas, as leis de Newton, as leis da termodinâmica

Projeto de pesquisa: Fisica ondas, as leis de Newton, as leis da termodinâmica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.381 Palavras (10 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 10

Março de 2008

Física

Aluna: Naiane Maila Martins Costa

União Nacional de Instrução

CURSO: EJA – Ensino Médio

Índice

Índice 2

Introdução 3

Questionário 4

1) 4

2) 4

3) 4

4) 5

5) 5

6) 6

7) 6

8) 7

9) 7

10) 8

Conclusão 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

Introdução

Desejo com este trabalho, explanar sobre assuntos referentes à matéria de física, entre os assuntos estão: ondas, leis de Newton , leis de termodinâmica, peso, massa e estados físicos da matéria de acordo como material pesquisado entre livros, Internet e apostilas que tratam de forma satisfatória sobre os assuntos.

Questionário

1) Sabendo-se que a temperatura normal do corpo humano é cerca de 36 °. Qual é essa temperatura expressa nas escalas fahrenheit e kelvin?

a) Kelvin = Celsius + 273

Kelvin = 36 + 273

Kelvin = 309

b) Fahrenheit = Celsius x 1,8 + 32

Fahrenheit = 36 x 1,8 + 32

Fahrenheit = 96,8

2) a)Podemos utilizar qualquer líquido para fazer um termômetro? B)Como você procederia para graduá-lo? C)Por que se utiliza o Mercúrio como grandeza termométrica no termômetro químico.

a) Apesar de que, teoricamente qualquer substância, líquido ou sólido, que tivesse uma grau de dilatação elevado, com uma pequena alteração de temperatura serviria para se fazer um termômetro, deve-se entender que a dilatação ocorre pela agitação das moléculas, ou seja, quanto maior a temperatura, mais elas se agitam, e para se agitar elas precisam de mais espaço, por isso se dilatam.

b)Seria necessário verificar o quanto se dilata em centímetros a cada grau. No caso de aumentar a temperatura da substância em um grau, de 36 a 37ºC, deve-se medir em centímetros o quanto dilatou. Suponha-se que em 36ºC equivale a um comprimento de 5 cm e em 37ºC o comprimento passou para 6 cm. Pode-se concluir que a cada 1 grau, a substância aumenta 1 cm, portanto, pode-se graduar o tubo, dividindo o centímetro em milimetros (como a régua). Cada milímetro equivale a 0,1 grau.

c)Há muito tempo, as substâncias existentes foram estudas e, até então, a que apresentava as melhores características era o mercúrio. Uma empresa alemã, Geratherm Medical Diagnostic Systems, já desenvolveu um termômetro sem mercúrio, mas não revela o segredo. Tal termômetro já tem até a aprovação da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e já pode ser encontrado aqui no Brasil.

3) Explique resumidamente, o princípio de cada uma das três Leis de Newton.

Primeira lei de Newton- INERCIA:

Um corpo que está em movimento, tende a continuar em seu estado de movimento em linha reta e velocidade constante. E um corpo que está em repouso tende a continuar em repouso.

Se um corpo se deslocar em linha reta com uma certa velocidade, continuará indefinidamente em movimento na mesma direção e com a mesma velocidade se nenhuma força agir sobre ele.

A grande novidade deste princípio foi reconhecer pela primeira vez que o atrito é uma força a que todos os corpos estão sujeitos, exceto se se deslocam no vácuo, contrariando frontalmente as teorias de Aristóteles.

Segunda lei de Newton (ou Princípio Fundamental da dinâmica)

A força consiste num agente físico capaz de produzir aceleração, alterando o estado de repouso ou de movimento dos corpos. Quando uma força resultante atua sobre uma partícula, esta adquire uma aceleração na mesma direção e sentido da força, segundo um referencial inercial. A relação, neste caso, entre a causa (força resultante) e o efeito (aceleração) constitui o objetivo principal da Segunda Lei de Newton, cujo enunciado pode ser simplificado assim:

A resultante das forças que agem num corpo é igual ao produto da sua massa pela aceleração adquirida pelo mesmo.Isso significa que, sendo a massa do corpo constante, a força resultante e aceleração produzida possuem intensidades diretamente proporcionais. Resumindo: O segundo princípio consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a força aplicada. Ou seja, quanto mais intensa for a força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo. A força resultante aplicada a um corpo é diretamente proporcional ao produto entre a sua massa inercial e a aceleração adquirida pelo mesmo . Se a força resultante for nula ( F = 0 ) o corpo estará em repouso (equilíbrio estático) ou em movimento retilíneo uniforme (equilíbrio dinâmico). A força poderá ser medida em Newton se a massa for medida em kg e a aceleração em m/s² pelo Sistema Internacional de Unidades de medidas ( S.I ).

Terceira lei de Newton (Lei da Ação e Reação)

Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que A aplicou em B. "Para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade."

As forças de ação e reação têm as seguintes características: estão associadas a uma única interação, ou seja, correspondem às forças trocadas entre apenas dois corpos; têm sempre a mesma natureza (ambas de contato ou ambas de campo), logo, possuem o mesmo nome ("de contato" ou "de campo"); Ação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com