Formulação e Caracterização de Massa de Porcelana Dentária
Por: vanessahentz • 15/2/2017 • Artigo • 2.492 Palavras (10 Páginas) • 298 Visualizações
FORMULAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE MASSA CERÂMICA DE PORCELANA DENTÁRIA
Vanessa Simon Hentz¹, Simone Rosso², Jucilene Feltrin³.
1. Estudante na Universidade do Sul de Santa Catarina; vanessa_hentz@hotmail.com
2. Estudante na Universidade do Sul de Santa Catarina; simonerosso87@hotmail.com
3. Professora de Tecnologia em Cerâmica no Curso de Química Bacharel da Unisul - Orientadora
Resumo
O presente artigo mostra a formulação de massa cerâmica de porcelana dentária e a caracterização do feldspato, através de testes em laboratório, além de um panorama da atuação da indústria de revestimentos cerâmicos no Brasil
Palavras-chave: Porcelana Dentária. Materiais Cerâmicos. Cerâmica de Revestimento.
- Introdução
De todos os materiais, a cerâmica é aquele que acompanha o homem há mais tempo. Quando o homem saiu das cavernas e se tornou agricultor há milhares de anos, essa nova atividade trouxe novas necessidades. Para tomar conta de sua plantação, ele necessitava de um abrigo permanente junto à terra cultivada. Precisava também de vasilhas para guardar os alimentos colhidos e as sementes da próxima safra. Essas vasilhas tinham que ser resistentes e impermeáveis à umidade e à invasão de insetos. Essas qualidades foram encontradas na argila, que era o principal material cerâmico usado naquele tempo.
Os materiais cerâmicos são materiais não metálicos, inorgânicos, cuja estrutura, após a queima em altas temperaturas, apresenta-se inteira ou parcialmente cristalizada, sendo assim depois que o material é queimado no forno, os átomos da sua estrutura ficam arrumados de forma simétrica e repetida de tal modo que parecem pequenos cristais, uns juntos dos outros. Isso permite que os produtos de cerâmica sejam usados tanto para a louça doméstica quanto para a construção civil, como material refratário de altos-fornos e ferramentas de corte em máquinas-ferramentas. Este artigo apresentará o desenvolvimento da massa cerâmica para a porcelana dentária, os materiais cerâmicos usados em sua produção, e as características em todas as etapas do processo.
- Referencial teórico
2.1 Panorama da indústria de revestimento no Brasil
O Brasil atualmente é o segundo maior produtor de revestimentos e também o segundo maior mercado consumidor do mundo, ficando atrás apenas da China. Nos últimos anos o setor teve um alto crescimento ultrapassando produtores tradicionais como a Itália e a Espanha. (Figura 1.)
A indústria de revestimentos contempla cerca de 100 indústrias instaladas em 18 estados do Brasil, embora os polos cerâmicos regionais de Santa Catarina e São Paulo concentrem mais de 80% da produção (Prado, Bressiani, 2013).
[pic 1]
Figura 1. Maiores produtores mundiais de revestimentos cerâmicos.
Fonte: Anfacer
A cerâmica de revestimento, é um material de construção civil utilizado para cobrir e dar acabamento às superfícies lisas, em ambientes residenciais, comerciais e industriais, e em locais públicos. Nessa categoria enquadram-se pisos, azulejos, ladrilhos e pastilhas. Vantagens da cerâmica em relação a outros produtos substitutos são atribuídas à sua durabilidade, resistência mecânica, facilidade de limpeza e resistência ao ataque de líquidos, além de constituir um produto não inflamável, higienicamente inerte e inorgânico, e ter amplas possibilidades de padrões estéticos em sua superfície (Prado, Bressiani, 2013).
Uma das formas de classificação dos pisos cerâmicos é segundo a sua absorção de água, que influi diretamente em outras propriedades como resistência mecânica, resistência ao gelo e manchamento. O grafico a seguir (Figura 2) apresenta a distribuição das vendas em 2009 por tipos de placas comercializadas. (Junior,Boschib, Motta ,Tannoa , Sintonia, Coelho e Caridade, 2010)
[pic 2]
Figura 2. Tipos de revestimentos cerâmicos comercializados em 2009.
Fonte: Anfacer (2010)
No Sul de Santa Catarina, a indústria cerâmica está entre aquelas que diversificaram a economia regional, a partir de meados da década de 1970 se expandiu, devido às políticas governamentais implementadas na área de habitação. Após a crise do setor carbonífero, a cerâmica passou ser a principal atividade de econômica do Sul Catarinense. A indústria de cerâmica revestimentos do Sul Catarinense é composta por médias e grandes empresas, em sua maioria constituídas por capital privado nacional e de origem familiar, que produzem revestimentos cerâmicos de maior valor agregado e qualidade superior se comparados aos concorrentes nacionais.(Prado e Bressiani/2013)
2.2 Triaxial Cerâmico da Porcelana Dentária
Diversos produtos de cerâmica tradicional podem ser obtidos a partir da mistura de argila, quartzo e feldspato. A essa mistura, dá-se o nome de triaxial cerâmico.O diagrama triaxial é desenhado dentro de um triângulo equilátero, de forma que qualquer ponto representa um total de 100% dos três componentes: argila, feldspato, quartzo (Figura 3).
Quartzo
[pic 3]
Argila Feldspato
Figura 3 – Composição de corpos triaxiais cerâmicos
Fonte: Os Autores, 2016
Massas triaxiais são compostas basicamente por argilas cauliníticas, feldspato e quartzo, muitas vezes, com pequenas quantidades de metais alcalino-terrosos. As argilas cauliníticas são responsáveis pela plasticidade necessária ao processamento e seu principal componente é a caulinita (Al2O3.2SiO2.2H2O). O quartzo é o responsável pela estrutura do corpo, e é um das formas polimórficas da sílica (SiO2) e o feldspato é usado como fundente ou formador de fase líquida e são modificações da estrutura da sílica, onde parte dos átomos de silício são substituídos por átomos de alumínio, por exemplo: ortoclásio (K(AlSi3)O8).
...