Heroína, a droga que mais mata
Por: henriqucendo • 19/11/2017 • Trabalho acadêmico • 464 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
Página 1 de 2
1 HEROINA
- FUNÇÕES ORGÂNICAS
A heroína por apresentar mais de uma função orgânica, pode ser considerada como um composto de função mista.
Dentre as funções orgânicas presentes na molécula da Heroina, destacam-se: *Éster.
*Amina.
*Éter.
[pic 1]
A diacetilmorfina é classificada como: Cadeia fechada, aromática (já que apresenta pelo menos um anel benzênico), insaturada e heterogênea.
1.2 MECANISMOS DE AÇÃO
Seminário:
- A heroína é obtida da morfina, a morfina por sua vez é obtida do ópio que é extraído da flor papoula. Por isso essa droga é considerada um Opióide.
- Ela pode ser consumida tanto na forma liquida, injetada na veia, quanto em pó, fumada. Sendo que nos primeiros minutos após injetada na veia, a sensação de êxtase e prazer intenso, são extremamente alta, semelhante ao orgasmo. Isso é uma característica dos opiódes, tais como a heroína ou morfina. Vale lembrar também que quando injetada a concentração da droga no organismo é muito maior, o que aumenta cinco vezes a chance de overdose.
- Analgesia de ação central quer dizer que eles atuam diretamente no sistema nervoso central, isso por um lado é bom pois eles são analgésicos muito eficazes, mas por outro lado é um problema por que além da analgesia eles causam diversos efeitos negativos no sistema nervoso central, o SNC. Entre os efeitos dos opiódes, como a heroína, a gente pode destacar os seguintes: Euforia ─ o cérebro é estimulado a produzir Dopamina, a domina é uma substancia responsável pela sensação de prazer no cérebro. Sedação ─ que é o poder que os opiódes tem de causa sedação ou hipnose, por que eles são depressores do sistema nervoso central, nesse caso a pessoa fica um pouco sonolenta quando usa a substancia, mas continua consciente. Depressão respiratória: é o efeito mais grave, pois pode levar a morte em caso de abuso de Opióide, acontece principalmente por conta de uma inibição dos centros respiratórios do tronco, que faz a respiração involuntária acontecer de forma mais desregulada, mais devagar. Quanto maior a dose de heroína que a pessoa ingerir, maior será essa depressão. Miose ─ contração da pupilas, é sinal importante pra você identificar que uma pessoa fez uso de heroína, pois as outras drogas causam a dilatação da pupila, e não a contração.
- Os receptores são estruturas que existem nas células nervosas do neurônios. Os neurônios podem ser comparados a fechaduras a espera de chaves, e a heroína pode ser considerada uma dessas chaves. No cérebro existem vários receptores, mas os receptores aos quais a heroína se liga, eles são chamados de receptores opióides. Quando a chave e fechadura se unem é que começam os efeitos da droga. Com o tempo a heroína faz com que esses receptores hipersensíveis dos neurônios se desliguem, assim pra conseguir o mesmo efeito de euforia o dependente precisa de doses maiores.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com