Historia da Química
Por: Will William • 4/3/2016 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM QUÍMICA
ALUNO: AILTON WILLIAM DA CRUZ SOUZA
PORTFÓLIO: AULA 1
CURSO: HISTÓRIA DA QUÍMICA
TUTOR: MARIA DE FÁTIMA GOMES LOPES
BARBALHA,13 DE AGOSTO 2013.
AULA 1 - Monte uma linha do tempo sobre a História da Química, apontando apenas o que foi mostrado na aula 1.
Sabe-se que desde a pré-história houve várias descobertas, como a chamada Idade da Pedra, quando homens se utilizavam de objetos de pedra (facas, machados, etc.). Já por volta de 5000 a.C. Fabricaram os primeiros objetos de prata e ouro, materiais encontrados na forma metálica na natureza. Em 3000 a.C. na Mesopotâmia, usaram o bronze (liga metálica de cobre e estanho), iniciando a chamada Idade do Bronze, iniciando a fabricação de armas e utensílios domésticos mais sofisticados.
Pesquisas mostram que foram os assírios, em 1500 a.C. a usar o ferro (Idade do Ferro). Utilizando técnicas metalúrgicas, transformando os metais e ligas metálicas, Utilizando processos químicos. Os egípcios tiveram grande papel nessas transformações como, por exemplo, medicamentos e perfumes das plantas; bebidas fermentadas parecidos com à cerveja, fabricavam o vidro, produziam o papiro para a escrita. Muitos produtos químicos (óxidos e sulfatos de cobre e ferro, entre outros.). Já eram conhecidos desde 400 a.C. além de muitas técnicas de transformação química (fusão, dissolução, filtração, etc.). A evolução dessas técnicas só começou a serem “mais explicadas” no Período da Idade Média, com o surgimento da Alquimia, criados por europeus e árabes, o objetivo dentre outros, eram descobrir o Elixir da longa vida, que lhe dariam a Imortalidade, e a teoria da “Pedra Filosofal”, que era a transformação de materiais nobres em Ouro. Só que essa descoberta não teve êxito até os dias de hoje, mais foram importantes, por que devido a tentativa frustrada, descobriram e produziram novos materiais, e soluções, como os ácidos nítrico e sulfúrico e o álcool. Embora sem explicações de como fosse feitos.
Só depois da produção de medicamentos iniciou explicações mais realistas e no ano de 1661, com a publicação do livro “Teoria dos quatro elementos”, onde tentavam trocar informações sobre as suas descobertas.
A ciência da Química firmou-se entre os séculos XVIII e XIX, com o descobrimento dos gases e de trabalhos de vários cientistas, explicando a lógica de muitos materiais diferentes e transformações químicas, conhecida por Química Moderna.
E nota-se a importância dessas descobertas e suas explicações, pois pode ser aprofundada e melhorada até os dias atuais. Com o uso de novas tecnologias que antes não era possível devido a sua inexistência, a Química Teórica pode determinar as Estruturas dos átomos e das moléculas com mais exatidão, e com isso evoluiu a Química experimental, hoje existem milhões de compostos químicos sendo usados em toda parte, fabricando novos produtos e ajudando também em melhorias para o meio-ambiente. E entendem que faltam muitas coisas a serem descobertas e que devem ser explicadas para buscar sempre um melhor aprimoramento da química.
...