INDICADORES ÁCIDO-BASE (DETERMINAÇÃO DE pH)
Por: Daniel Cordovil • 14/8/2016 • Relatório de pesquisa • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 785 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DO BRASIL
CEULS – ULBRA
INDICADORES ÁCIDO-BASE (DETERMINAÇÃO DE pH)
Disciplina: Química Geral
Turma:
Profª: Roseclea Gaspar
Acadêmicos:
Daniel de Castro Cordovil
Erick Vinícius da Paixão Milhomem
Jordan Almeida Lobato
Wagner José Pereira Monteiro
Wandreson Victor Rocha Lima
Santarém
2014
INTRODUÇÃO
Os indicadores ácido-base são substâncias químicas que quando adicionado à uma solução indica se ela é ácida ou básica de acordo com seu pH. Geralmente os indicadores são ácidos ou bases fracas que ao se unirem aos íons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alteração em sua configuração eletrônica. Os indicadores ácido-base são recomendados para verificações rigorosas do pH. Num caso, mais rigorosas deve se usar um pHmetro que é um aparelho medidor de pH. Também é encontrado em lojas especializadas os papéis indicadores universais.
O indicador universal que é uma mistura de vários indicadores, é constituído de uma tabela de cores que vão do vermelho escuro (ácido) ao roxo (alcalino-básico), passando por todas as cores e valores de pH, e fitas de um papel de constituição especial, que quando emergido em uma substancia de pH desconhecido altera sua cor original para a cor que indica o pH, tendo um valor mais exato quando comparado à tabela.
Potencial hidrogeniônico consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. O pH é uma característica de todas as substâncias determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. Os valores de pH variam de 0 a 14, valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, porém muito raros e não podem ser medidos com as sondas normais.
As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas. O pH de uma substância pode variar de acordo com sua composição, concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas e da temperatura.
OBJETIVOS
Identificar ácidos e bases pelo uso do papel indicador universal, de indicadores ácido-base e pelo pHmetro.
MATERIAIS
- Estante para tubos de ensaio
- 12 tubos de ensaio
- 3 Becker de 50mL
- Pipeta graduada de 10mL
- pHmetro
- Papel indicador universal
REAGENTES
- Solução fenolftaleína
- Solução alaranjado de metila
- Indicador misto
- Negro de Eriocromo
- Calcon Carbônico (pó)
- Solução ácida
- Solução básica
PROCEDIMENTOS
Foram identificados seis tubos de ensaio com a letra A e numerados de 1 a 6, logo após foram identificados outros seis tubos de ensaio com a letra B e numerados de 1 a 6.
Pipetou-se 3mL de solução ácida em cada um dos tubos de ensaio identificados com a letra A, logo após lavou-se a pipeta e pipetou-se 3mL de solução básica em cada um dos tubos de ensaio identificados com a letra B.
Mergulhou-se o papel indicador no tubo de ensaio com a identificação 1A, comparou-se o papel indicador mergulhado no tubo de ensaio 1A com a cor da caixa e anotou-se o pH indicado na tabela. Logo após mergulhou-se o papel indicador no tubo de ensaio com a identificação 1B, comparou-se o papel indicador mergulhado no tubo de ensaio 1B com a cor da caixa e anotou-se o pH indicado na tabela.
Colocou-se 4 gotas do indicador fenolftaleína em cada um dos tubos de ensaio identificados com 2A e 2B. Anotou-se as cores na tabela.
Colocou-se 4 gotas do indicador alaranjado de metila em cada um dos tubos de ensaio identificados com 3A e 3B. Anotou-se as cores na tabela.
Colocou-se 4 gotas do indicador misto em cada um dos tubos de ensaio identificados com 4A e 4B. Anotou-se as cores na tabela.
Colocou-se 4 gotas do indicador negro de eriocromo em cada um dos tubos de ensaio identificados com 5A e 5B. Anotou-se as cores na tabela.
Colocou-se uma pitada do indicador em pó de calcon carbônico em cada um dos tubos de ensaio identificados com 6A e 6B. Anotou-se as cores na tabela.
Foram colocados cerca de 40mL de água do bebedouro em um Becker limpo e realizou-se a leitura do pH utilizando o pHmetro e anotou-se na tabela.
Ao final do experimento as vidrarias foram lavadas e a bancada limpa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
No tubo 1A onde colocou o indicador fenolftaleína observou-se a coloração incolor, isso ocorre devido ao aumento da concentração de H+ o que desloca o equilíbrio, já no tubo 2ª onde também usou-se o indicador fenolftaleína a coloração apresentou-se rosa isso devido a geometria da molécula que muda de acordo com a concentração de íons OH-, quando em pH maior que 8,2 (básico), ela muda a geometria e passa a refletir a luz na coloração rosa. Por ser um indicador, ela apresenta a coloração rosa em meio básico (excesso de íons OH-) e é incolor em meio ácido (excesso de H+).
...